Um dos nomes mais respeitados da história dos quadrinhos, Gerry Conway, está confirmado como atração da CCXP25. O roteirista e editor norte-americano participará dos quatro dias do evento, que acontece entre 4 e 7 de dezembro, no São Paulo Expo. Conway estará no Artists’ Valley, área dedicada a mais de 450 quadrinistas nacionais e internacionais. O anúncio marca o retorno aguardado do autor, que havia sido anunciado para a edição de 2024, mas precisou cancelar sua vinda por motivos de saúde.
Sua presença na edição de 2025 do evento promete ser um dos momentos mais aguardados do festival, especialmente para os fãs de histórias em quadrinhos que acompanham sua trajetória desde os anos 1970.
“Gerry Conway é um dos grandes mestres dos quadrinhos, e tê-lo na CCXP é um verdadeiro presente para os fãs. Seu legado o coloca em outro patamar. Estamos honrados com sua vinda ao Brasil”, afirma Ivan Costa, cofundador da CCXP e curador do Artists’ Valley.
Carreira de Gerry Conway
Com uma carreira iniciada ainda na adolescência, Gerry Conway ficou conhecido por se tornar o roteirista mais jovem a escrever para ‘O Espetacular Homem-Aranha’, aos 16 anos. Anos depois, assumiu novamente a série, dessa vez como o mais veterano a escrever o título. Entre suas obras mais marcantes está a icônica saga ‘A Morte de Gwen Stacy’, publicada em 1973, considerada um divisor de águas nos quadrinhos americanos. O arco não só redefiniu o tom das histórias de super-heróis, como também inspirou elementos do filme ‘O Espetacular Homem-Aranha 2’ (2014), estrelado por Andrew Garfield.
Além de seus roteiros para o universo do Homem-Aranha, Conway é co-criador de personagens emblemáticos das editoras Marvel e DC Comics. Entre eles, estão: Justiceiro (The Punisher), Jason Todd (o segundo Robin), Power Girl, Firestorm, Killer Croc e Werewolf By Night. Ele também escreveu para títulos clássicos como Batman, Liga da Justiça da América, Esquadrão Atari e Cinder and Ashe. Sua contribuição para o gênero o tornou uma referência entre fãs e profissionais da indústria, após também atuar como roteirista e produtor para cinema e televisão.