Os carismáticos nanicos surgiram devido à crise pós-guerra e foram populares até os anos 1960. Conheça alguns deles
Após a Segunda Guerra Mundial, a escassez de matéria-prima e combustível fez com que engenheiros europeus, principalmente da Inglaterra e Alemanha, desenhassem carros mais compactos. Chamados de microcarros, eles foram populares até os anos 1960.
Com menos de 3 metros de comprimento e menos de 2 400 litros de volume interior, os microcarros tinham lugar apenas para o motorista e um passageiro.
O microcarro tinha como vantagem em relação às motos – ambos mais baratos que os carros – o fato de proteger do clima. Muitos deles, como a Isetta, não passam de triciclos com motores de moto. Com a recuperação econômica, as famílias europeias voltaram a comprar veículos convencionais. Os microcarros, porém, continuaram a ser fabricados.
Fundado em 1997 pelo americano Bruce Weiner, o Museu do Microcarro deteve a maior coleção de pequenos veículos do mundo. O museu abrigava cerca de 300 microcarros, agrupados por países e produzidos entre 1945 e 1960. Em 2013, os veículos foram vendidos em leilão.
Conheça alguns deles:
1. Messerschmitt KR 200 (1955)
Crédito: Divulgação
Com a derrota do nazismo na Segunda Guerra, a Alemanha foi proibida de produzir aviões temporariamente, e fábricas como a Messerschmitt tiveram de achar alternativas. O passado aeronáutico é visível na aerodinâmica e na capota do KR 200, que, semelhante à de um avião, abre inteira para o lado.
Comprimento: 2,83 metros
Largura: 1,27 metro
Peso: 230 quilos
2. Goggomobil Dart (1958)
Crédito: Divulgação
Microesportivo criado na Austrália com base no chassi de um microcarro alemão, o Dart pesava menos da metade de um Fusca. Sem portas, obrigava motorista e passageiro a pular pela lateral para entrar. Seu motor de 0,4 litro era razoável, mas limitava o rendimento a 105 km/h.
Comprimento: 3,05 metros
Largura: 1,37 metro
Peso: 380 quilos
3. Champion CH2 (1949)
Crédito: Divulgação
Logo após a guerra, a BMW fechou sua filial em Munique (Alemanha). Desempregado, o engenheiro Hermann Holbein resolveu criar ele mesmo um carro. O resultado é elogiado pelo design, mas criticado pelo desempenho – o motor de motocicleta adaptado levava o CH2 a no máximo 60 km/h.
Comprimento: 2,80 metros
Largura: 1,36 metro
Peso: 220 quilos
4. Hillers (1965)
Crédito: Divulgação
Vendedor de autopeças, Ernst Hillers juntou partes de diversos modelos e criou este microcarro para dar de presente ao filho. A frente lembra os carros americanos grandalhões da Studebaker.
Comprimento: 2,62 metros
Largura: 1,20 metro
Peso: não disponível
5. Isetta (1953)
Crédito: Divulgação
Lançado em 1953, baseado em um motor de lambreta, o triciclo italiano Isetta se tornou tão popular que foi produzido em diversos países. No Brasil, ele foi licenciado pela fábrica de tratores Romi (daí Romi-Isetta) em 1955, antes de qualquer outro carro nacional.
Comprimento: 2,28 metros
Largura: 1,38 metro
Peso: 317 quilos
++Veja mais carros na matéria completa do site Aventuras na História, parceiro da Recreio Online