Bang Si Hyuk, presidente da HYBE, acredita que, com o BTS, conseguiu mudar como mundo o vê a cultura asiática, abrindo caminho para o K-pop
Em uma entrevista com a Asia Society, publicada na última segunda-feira, 23, Bang Si Hyuk, presidente da HYBE, compartilhou sua visão sobre o impacto global do K-pop, destacando a importância do BTS nesse processo. No vídeo, lançado em 23 de dezembro, o presidente refletiu sobre o caminho percorrido até o sucesso mundial da cultura coreana, especialmente nos mercados ocidentais.
Bang revelou que, quando jovem, nunca imaginou que o mercado global, especialmente o dos Estados Unidos, fosse uma possibilidade real para a música coreana. "Honestamente, nunca imaginei esse tipo de sucesso. Quando eu era jovem, o mercado global parecia tão distante e inacessível. Todos os envolvidos eram heróis para mim, que eu nunca poderia alcançar", disse ele. No entanto, com o BTS, ele percebeu que poderiam alcançar algo inédito: "Cerca de dois anos e meio após a estreia do BTS, senti que poderia realmente alcançar coisas que nunca haviam sido feitas antes na Ásia", afirmou.
Também enfatizou que, antes do BTS, a compreensão da cultura asiática era limitada, especialmente no Ocidente. No entanto, com o crescimento do grupo, essa percepção mudou.
"Honestamente, não posso levar o crédito por tudo, mas antes do BTS se tornar um sucesso global, entender a cultura asiática era muito limitado e tacanho. Mas isso mudou através do BTS e dos meus esforços. Nós penetramos o mundo, e as pessoas apreciaram nossa cultura pelo que ela era", disse, reconhecendo o impacto do BTS na popularização do K-pop globalmente.
Para ele, muitas das conquistas parecem surreais, mas ele acredita que, embora não seja o único responsável, seus esforços e os de RM, Jin, Suga, J-Hope, Jimin, Taehyung e Jungkook foram essenciais para a transformação da imagem da cultura asiática.
Entretanto, suas palavras não passaram sem controvérsias. Internautas coreanos criticaram a declaração de Bang, com alguns sugerindo que seu sucesso foi fruto da sorte ou até mesmo questionando a representação da HYBE como o rosto do K-pop. No entanto, fãs internacionais agradeceram o presidente por reconhecer o BTS como um fator crucial nessa revolução cultural.
Esse episódio reflete as diferentes percepções sobre o impacto do gênero musical coreano, mas também ressalta a importância do BTS como um fenômeno global que transformou como a cultura asiática é vista no mundo.
Veja a entrevista completa!
Leia também: Fãs do BTS criticam Billboard por exclusão de Suga em publicação; veja