Descubra quem é Varang, a líder do Povo das Cinzas que será apresentada em "Avatar: Fogo e Cinzas", filme que estreia ainda este ano
O terceiro filme da franquia que explora a vida em Pandora, "Avatar: Fogo e Cinzas", promete trazer elementos narrativos inéditos que serão apresentados por meio da inserção de pelo menos dois novos grupos: os Wind Traders, que são comerciantes nômades voadores da lua fictícia repleta de recursos que a Terra quer explorar, e o Povo das Cinzas, conhecidos também como Clã Mangkwan ou Clã Ash, o qual é liderado por Varang.
Na trama, o Clã Mangkwan será responsável por trazer um contraponto para as paisagens repletas de vida e cores, e para os Na'vi, já que estes não serão retratados como heróis absolutos na sequência.
Isso porque, a Vila das Cinzas era semelhante ao lar dos Omatikaya, apresentados em "Avatar" (2020), visto que também tinham uma gigantesca árvore-lar no centro de sua aldeia. No entanto, após uma erupção vulcânica, a paisagem acabou modificada: a árvore-lar virou um toco carbonizado e a aldeia em se tornou um lugar desolado colorido apenas por cinzas.
Nesse contexto surge Varang, a líder do Clã Ash, que vive na Vila das Cinzas, e que tem o fogo como o centro de sua cultura. Descrita como uma figura endurecida devido às dificuldades que os Mangkwan precisam enfrentar, e alguém que está disposta a fazer qualquer coisa para mantê-los a salvo, "até mesmo coisas que consideraríamos más", como dito pelo diretor da franquia, James Cameron, em entrevista a revista Empire.
Every Varang concept arts pic.twitter.com/r3eQWs5cPP
— Avatar movies (@avatar_shots) November 11, 2024
Devido ao seu comportamento, é provável que a RDA, a organização não governamental liderada por humanos, a qual deseja monopolizou as riquezas naturais de Pandora em prol das atividades na Terra, não seja a única figura de antagonismo na história, já que Cameron explicou que Varang será sim uma vilã e que suas atitudes não serão nada louváveis.
“Uma coisa que queríamos fazer neste filme é não ser simplista em preto e branco. Estamos tentando evoluir além do paradigma 'todos os humanos são maus, todos os Na'vi são bons'”, explicou Cameron a Empire. "Ela [Varang] é uma inimiga, uma personagem adversária", concluiu.
Ainda não se sabe que tipo de ações Varang terá que tomar. No entanto, é provável que para garantir que seu clã sobreviva, ela tenha que fazer alianças com a RDA e se indispor com outros moradores de Pandora ou ainda usar da violência para impedir que o exército de humanos que fixou morada no lugar em que vive entre para a vila em que cresceu.
Na trama, Varang será interpretada por Oona Chaplin, atriz espanhola, neta do ator britânico Charlie Chaplin, conhecida por viver o clone digital Greta em "Black Mirror", no episódio quatro da segunda temporada, intitulado "White Christmas" e a protagonista de "Taboo". Ela também esteve no elenco de títulos como "Game of Thrones", "Uma Longa Jornada", "My Dinner", dentre outros.
"Avatar: Fogo e Cinzas" entra em cartaz nos cinemas em 19 de dezembro de 2025. A personagem e a atriz também estão confirmadas para a sequência, "Avatar 4", cuja estreia acontecerá em 2029.