Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Coringa

Antes de 'Delírio a Dois': Relembre o que aconteceu em 'Coringa'

Lançado em 2019, "Coringa" terá a história continuada no filme que estreia nos cinemas hoje, 03; relembre o enrendo do primeiro filme!

por Izabela Queiroz

Publicado em 03/10/2024, às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de 'Coringa' (2019) - Reprodução/ Warner Bros. Pictures
Cena de 'Coringa' (2019) - Reprodução/ Warner Bros. Pictures

Entrando em cartaz nesta quinta-feira, 03, "Coringa: Delírio a Dois" dará sequência aos acontecimentos apresentados em "Coringa" (2019), acompanhando o julgamento criminal de Arthur Fleck (Joaquin Phoenix) — que agora não está mais sozinho, já que acaba ganhando uma aliada, Arlequina (Lady Gaga), com quem ele pode compartilhar sua loucura.

Vale lembrar que o primeiro filme foi lançado cinco anos atrás, dessa forma, é possível que alguns acontecimentos tenham caído no esquecimento. Pensando nisso, a RECREIO irá relembrar o que aconteceu na trama dirigida por Todd Phillips a fim de preparar os fãs do Palhaço do Crime para acompanhar a nova história nas telonas dos cinemas. 

O que aconteceu em 'Coringa'?

No filme, Arthur Fleck é apresentado como um palhaço que realiza diversos trabalhos temporários enquanto tenta se tornar um comediante de stand-up famoso. Tentando fazer seu sonho dar certo, ele também precisa dividir o tempo para cuidar da mãe, Penny (Frances Conroy), que vive no hospital.

A falta de estabilidade e a dificuldade em administrar a própria vida se complicam mais por Arthur ter um distúrbio neurológico que faz com que ele tenha acessos de risos em momentos de nervosismo, deixando qualquer um ao seu redor assustado quando as gargalhadas incessantes ganham vez em momentos inoportunos. Devido a sua condição, Arthur se vê excluído pela sociedade.

Pior que isso, Gotham vive um caos político e social, já em quem meio as eleições municipais onde Thomas Wayne (Brett Cullen) faz campanha para prefeito e uma greve de profissionais do saneamento básico, a criminalidade ascende na cidade, algo que acaba respigando em Arthur, já que ele é agredido por jovens arruaceiros enquanto trabalhava como palhaço.

Em meio a isso, Arthur também acaba demitido do emprego de palhaço, tem o tratamento médico para a sua condição cortado pelo governo, e desvenda a verdade por trás de sua origem, descobrindo que sua mãe mentiu para ele por todos esses anos, já que ele foi adotado e vítima de abusos na infância.

A grande reviravolta começa a ganhar forma quando Arthur é novamente atacado, só que desa vez no metrô, onde ele acaba matando seus agressores, que eram jovens funcionários de Wayne. Isso despertou a revolta da população contra os 1% mais ricos de Gotham, que começaram a usar a maquiagem de Arthur em forma de protesto.

Nesse mesmo período, uma gravação de uma apresentação de stand-up, onde Arthur é zombado pela plateia durante uma de suas crises de riso, chega às mãos de seu maior ídolo: Murray Franklin, apresentador do principal talk show da cidade. Achando que seria elogiado por Murray, Fleck acaba surpreendido com as zombarias do apresentador, que o chama de “Coringa”.

Ainda assim, Arthur é chamado para o talk show de Franklin, onde ele admite que matou os três homens no metrô enquanto realiza um discurso sobre o descaso vivido em Gotham. Na ocasião ele assume o nome “Coringa” e acaba matando o apresentador ao vivo, tendo a cena transmitida na TV para todos os cidadãos de Gotham.

A ação de Fleck leva diversos moradores da cidade a saírem pelas ruas cometendo crimes, e dentre esses, está o assassinato de Thomas e Martha Wayne (Carrie Louise Putrello), responsável por deixar órfão o jovem Bruce (Dante Pereira-Olson) — que virá a se tornar o Batman.

Nesse meio tempo, Arthur, que apreciava o caos generalizado em cima do capô de um carro, é capturado e levado para o Asilo Arkham, encerrando o filme encarcerado em uma sala ao lado de diversos criminosos com distúrbios psicológicos.