Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Disney Channel

Além do Brasil: quais países não terão mais o Disney Channel?

O Disney Channel já não faz mais parte da grade de programação televisiva de diversos outros países além do Brasil; descubra quais!

por Izabela Queiroz

Publicado em 27/02/2025, às 14h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Demi Lovato, Selena Gomez e Miley Cyrus em vídeo da iniciativa 'Disney's Friends for Change' - Reprodução/ Disney Channel
Demi Lovato, Selena Gomez e Miley Cyrus em vídeo da iniciativa 'Disney's Friends for Change' - Reprodução/ Disney Channel

O Disney Channel está deixando o Brasil! O canal que chegou ao país tupiniquim em 2001 deixará a grade de programação televisiva paga brasileira a partir de amanhã, 28, e a partir de então os programas, séries e filmes que eram exibidos na TV agora podem ser vistos no streaming Disney+.

A Disney explicou o motivo, em 2 de dezembro do ano passado, ao afirmar em nota que a escolha se trata de uma resposta às "transformações no cenário local de mídia".

"Em resposta às transformações no cenário local de mídia e entretenimento, e para garantir que continuemos a evoluir e atender às necessidades de nossos consumidores com agilidade e inovação, decidimos descontinuar a operação de alguns canais lineares no Brasil", disse a Disney em comunicado.

Além do Disney Channel, o Star Channel, Cinecanal, FX, National Geographic, Disney Channel e Baby TV, também não irão mais ao ar, sobrando apenas o canal esportivo ESPN, o qual continuará com a sua programação no país.

Mas, é somente o Brasil que não terá mais o Disney Channel?

A resposta é não! Só nesse ano, mais dois países já deixarão de ter o Disney Channel: a França, que deu adeus ao canal junto ao Disney Junior HD, National Geographic após o fim do contrato entre a Disney e a rede francesa Canal+, e a Espanha, onde o canal foi encerrado em 7 de janeiro de 2025.

Ainda assim, é válido ressaltar que esse é um movimento que vem acontecendo desde 2019 devido às transformações que vem ocorrendo no método de acompanhar conteúdos de entretenimento, o qual foi impulsionado com a popularização do streaming, causando quedas de audiência em conteúdos televisivos que antes eram de grande sucesso.

Dessa forma, ao longo dos últimos seis anos, o Disney Channel deixou de ir ao ar em países como Reino Unido, Itália, Turquia, Austrália, Coreia do Sul e os países do Sudeste Asiático, onde foram encerrados também os seus canais irmãos. Até então, nenhuma outra região foi confirmada para não ter mais o canal disponibilizado, mas é provável que novos nomes surjam em breve.

Mais sobre o Disney Channel

Surgindo em 1983 como um canal premium nos Estados Unidos, o Disney Channel se tornou um canal pago via cabo a partir da década de 1990 — época em que começou a expandir o alcance para outros países com a sua programação repleta de títulos originais produzidos durante décadas pela The Walt Disney Company, como desenhos e filmes clássicos e o remake de "Mickey Mouse Club", o qual trouxe nomes famosos hoje como Britney Spears, Christina Aguilera e Justin Timberlake.

No Brasil, o Disney Channel foi ao ar pela primeira vez em 2001, trazendo o "Zapping Zone", a primeira produção original brasileira do canal. Foi ainda nesse ano que surgiu “Lizzie McGuire” (2001), uma das primeiras grandes séries de sucesso do canal, a qual abriu portas para tramas como “Hannah Montana” (2006), “Os Feiticeiros de Waverly Place” (2007), “As Visões da Raven” (2003), “Zack & Cody: Gêmeos e Ação” (2005) e os filmes das franquias “High School Musical” e “Camp Rock”, os quais se tornaram grandes fenômenos de público e audiência, além de se tornarem responsáveis por emplacar as carreiras de Miley Cyrus, Selena Gomez, Demi Lovato e os Jonas Brothers.