Nesta sexta-feira, 27, o universo de Harry Potter perdeu Maggie Smith, a professora Minerva McGonagall, aos 89 anos
Publicado em 14/10/2022, às 15h47 - Atualizado em 27/09/2024, às 11h49
Na manhã desta sexta-feira, 27, os fãs de Harry Potter foram surpreendidos com a triste notícia do falecimento de Maggie Smith, atriz responsável por interpretar a professora Minerva McGonagall nos filmes da franquia, aos 89 anos. A causa da morte da artista não foi revelada.
Infelizmente, ao longo dos 23 anos desde o lançamento do primeiro filme da franquia, o universo de Harry Potter já perdeu outros grandes astros responsáveis por interpretar icônicos personagens, que ainda são relembrados por milhares de fãs até os dias de hoje. Confira!
Em 14 de janeiro de 2016, bruxos e bruxas do mundo inteiro levantaram suas varinhas em homenagem ao ator Alan Rickman, o eterno professor Severo Snape dos filmes. Alan faleceu com 69 anos, devido a um câncer no pâncreas.
Na saga, o professor Albus Dumbledore foi interpretado por dois atores. O primeiro responsável por dar vida ao icônico diretor de Hogwarts foi Richard Harris, que faleceu em 25 de outubro de 2002, aos 72 anos, decorrente de um câncer linfático. Após a sua perda, Michael Gambon assumiu o papel.
Todo fã de Harry Potter sempre sonhou em ir para a loja de Garrick Olivaras escolher a sua própria varinha. O ator responsável por interpretar o icônico personagem, John Hurt, morreu em 25 de janeiro de 2017, aos 77 anos, após batalhar contra um câncer no intestino.
Nos filmes da saga, a mãe de Draco Malfoy, Narcisa Malfoy, foi interpretada pela atriz Helen McCrory. Ela faleceu em casa no dia 16 de abril de 2021, devido a um câncer. Seu marido, Damian Lewis, confirmou que ela partiu “cercada por uma onda de amor da família e dos amigos". Helen tinha apenas 52 anos.
O antipático tio de Harry, Valter Dursley, foi interpretado pelo ator Richard Griffiths, que morreu em 28 de março de 2013, aos 65 anos, por complicações geradas após uma operação coronária.
O ator Roger Lloyd Pack foi o responsável por dar vida ao ministro da magia Bartolomeu Crouch no filme “Harry Potter e o Cálice de Fogo”. Ele faleceu aos 64 anos em 15 de janeiro de 2014, devido a um câncer no pâncreas.
Nos livros, o bruxo lobisomem e mestiço, Fenrir Greyback, é conhecido por ser extremamente malvado e sem muitos escrúpulos. Nos filmes, ele foi interpretado pelo ator Dave Legeno, que faleceu em julho de 2014, nos Estados Unidos. Ele foi encontrado sem vida em um local conhecido como “Vale da Morte”, na Califórnia, onde peritos acreditam que ele havia ido fazer uma trilha. De acordo com os especialistas, a alta temperatura foi a causa do falecimento do ator.
O elfo doméstico da família Black, Monstro, ganhou vida através do ator Timothy Bateson. Ele faleceu aos 83 anos em 16 de setembro de 2009. A causa de sua morte não foi revelada.
No primeiro filme, Harry vai pela primeira vez ao Banco de Gringotes, onde descobre que possui uma enorme fortuna deixada por seus pais. Lá, ele é recebido pelo duende Grampo, interpretado pelo ator Verne Troyer. Ele faleceu em 21 de abril de 2018, com 49 anos de idade. A família não revelou a causa de sua morte.
Também no início da saga, Potter acaba suspeitando de sua fama após ir ao Caldeirão Furado, e Tom se espantar com a sua presença. O personagem foi vivido pelo ator Derek Deadman, que morreu no dia 22 de novembro de 2014. Ele tinha 74 anos.
Em outubro de 2022, Robbie Coltrane, ator responsável por interpretar o querido Hagrid, faleceu aos 72 anos em um hospital perto de sua casa em Larbert, na Escócia, devido a uma infecção no trato respiratório inferior, bloqueio cardíaco e uma sepse, um tipo de infecção que causa reação extrema em todo o corpo.
Após o falecimento de Richard Harris, o ator Michael Gambon foi o encarregado de assumir o papel do professor Albus Dumbledore até o final da saga nos cinemas. Gambon morreu no hospital em 28 de setembro de 2023, aos 82 anos, devido a uma pneumonia, segundo uma declaração dada pela família.