Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Suzanne Collins

Além de Jogos Vorazes: A conexão entre Suzanne Collins e 'O Pequeno Urso'

Entenda como Suzanne Collins, criadora da saga "Jogos Vorazes", se relaciona com "O Pequeno Urso" e diversas outras produções infantis

por Izabela Queiroz

Publicado em 07/10/2024, às 18h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem promocional de "O Pequeno Urso" e Suzanne Collins em premiere de "Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" - Reprodução/CBC/Monica Schipper/WireImage/Getty Images
Imagem promocional de "O Pequeno Urso" e Suzanne Collins em premiere de "Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes" - Reprodução/CBC/Monica Schipper/WireImage/Getty Images

ComoSuzanne Collins e "O Pequeno Urso" estão conectados? Entrelaçar a autora americana com a clássica animação que fez parte da rotina das crianças que cresceram entre os anos 1990 e meados dos 2000 pode ser uma tarefa difícil logo de cara, mas basta olhar os créditos da produção que o elo fica claro: a criadora da saga "Jogos Vorazes" foi roteirista do desenho exibido pela TV Cultura!

Acontece que Collins, antes de criar o best-seller protagonizado por Katniss Everdeen que logo foi transformado em uma franquia cinematográfica, trabalhava escrevendo roteiros para produções voltadas para o público infantil que eram produzidas ou distribuídas pela Nickelodeon e, dentre essas, está "O Pequeno Urso", trama lançada em 1995.

Baseada na série "Little Bear" de livros escritos por Else Holmelund Minarik, a produção cuja exibição original foi encerrada em 2001 na CBC, acompanha o personagem título da obra vivendo diversas aventuras cotidianas com seus pais e seus amigos: Coruja, Galinha, Gato e Emily, uma garota humana que mora nas proximidades.

Ainda assim, esse foi apenas um dos títulos que Collins trabalhou, afinal, ela também esteve por trás de alguns episódios da animação "Oswald", onde o cotidiano de um polvo azul é apresentado para ensinar lições valiosas a crianças em idade pré-escolar, assim como também podem ser encontradas menções sobre a autora em "Clarissa Sabe Tudo" e "The Mystery Files of Shelby Woo", ambas séries que surgiram durante os anos 1990, uma de comédia e outra de mistério, respectivamente.

Outros projetos de Suzanne também incluem "Clifford, o Cachorrinho", de 2003, e "Wow! Wow! Wubbzy!", de 2006, que foram lançados enquanto ela escrevia a série literária para o público infanto-juvenil, "The Underland Chronicles", que ao contar as aventuras de um garoto chamado Gregor em um mundo subterrâneo localizado sob a cidade de Nova York, se tornou um best-seller do New York Times. 

Em seguida surgiu aquele que tornaria o nome de Collins mundialmente famoso: "Jogos Vorazes", que chegou às prateleiras em 2008, apresentando uma distopia onde os 12 distritos de Panem viviam sob o regime de uma capital tirânica que tinha uma forma sádica de manter o controle sobre a população: organizar uma competição letal protagonizada por adolescentes.

Acontece que essa disputa anual, chamada de Jogos Vorazes, reunia um menino e uma menina de cada distrito — chamados de tributos —, entre 12 e 18 anos, que após sorteados, deveriam participar de um jogo em uma arena controlada onde eles são obrigados a lutar uns contra os outros até que apenas um, entre 24 participantes, saia vivo.

Para contar essa história que é repleta de reviravoltas, Collins criou Katniss Everdeen como protagonista, tributo do distrito 12 que participa do 74º Jogos Vorazes no lugar de sua irmã mais nova, Prim, que devido a sua inteligência dentro da arena se torna simbolo de uma revolução que transformará para sempre a sua vida e a existência de todos os distritos.

A trama se tornou um best-seller ao redor de todo mundo e, como resultado, ganhou uma adaptação cinematográfica, com quatro filmes lançados em 2012 e 2015 e uma prequela, "Jogos Vorazes — A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes", sendo esse último lançado em dezembro de 2023 para acompanhar o jovem Coriolanus Snow bem antes de se tornar o líder de Panem. Relembre o trailer!