Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Harry Potter

Além de Harry Potter: 5 produções com Maggie Smith para relembrar

Entre filmes e séries; descubra outras produções com a atriz britânica Maggie Smith, a eterna Minerva McGonagall da franquia Harry Potter

por Izabela Queiroz

Publicado em 27/09/2024, às 13h11 - Atualizado às 13h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Professora Minerva na franquia Harry Potter - Reprodução/Warner Bros. Pictures
Professora Minerva na franquia Harry Potter - Reprodução/Warner Bros. Pictures

Nesta sexta-feira, 27, os fãs de cinema, televisão e teatro sofreram uma grande perda! Isso porque, a data marcou o falecimento da atriz britânica Maggie Smith, que aos 89 anos, e quase 70 de carreira, deixou como legado inúmeros papéis nos diversos formatos que a arte de atuar pode ser notada, dentre esses, o da professora Minerva McGonagall, vivida por ela nos filmes da franquia Harry Potter.

A morte de Smith foi comunicada por Toby Stephens e Chris Larkin, filhos da artista, por meio das redes sociais, mas a causa do falecimento não foi revelada. "Ela deixa dois filhos e cinco amados netos que estão devastados com a enorme perda de sua extraordinária mãe e avó”, diz um trecho do post.

Em tributo a vida da atriz, a RECREIO reuniu uma lista com 5 produções com Maggie Smith no elenco para relembrar; confira:

1. Primavera de uma Solteirona (1969)

Duas vezes ganhadora do Oscar, a primeira estatueta dourada de Smith surgiu com "Primavera de uma Solteirona", pelo qual ela venceu a categoria de melhor atriz. No título de 1969, ela interpreta Jean Brodie, uma professora em uma escola para meninas em Edimburgo, na década de 1930, que enquanto inspira uma nova geração de garotas, se envolve em romances, dramas e até mesmo assassinatos, ao mesmo tempo que é escandalizada por suas ideias fascistas.

2. Califórnia Suite (1978)

Já o segundo Oscar veio na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por "Califórnia Suite" (1978). Na trama, ela dá vida a Daiana Barrie, que coincidentemente é uma atriz que viaja para à cidade para ir à cerimônia de entrega do Oscar, onde ela é uma das indicadas. Para isso, ela se hospeda em um hotel, onde a sua história e de outros três diferentes dos hóspedes são contadas ao mesmo tempo.

3. Chá com Mussolini (1999)

Disponível para aluguel no Prime Video, Google Play, YouTube e Apple TV, "Chá com Mussolini" (1999) rendeu a Smith um BAFTA de Melhor Atriz Coadjuvante. Na história, ela é Lady Hester Random, uma das três mulheres que querem transformar o órfão, Luca, em um “perfeito cavalheiro britânico” durante a década de 1930. Com o início da 2ª Guerra Mundial, a vida delas muda radicalmente e Luca, agora um adolescente, se esforçará para ajudá-las e retribuir todo o esforço que tiveram com ele.

4. Mudança de Hábito (1992)

Cena de "Mudança de Habito"
Cena de "Mudança de Habito" /Crédito: Reprodução/Buena Vista Pictures Distribution

Em "Mudança de Hábito" (1992), Maggie é a Madre Superiora de um convento em São Francisco que recebe Deloris Van Cartier (Whoopi Goldberg), uma cantora que chega ao convento disfarçada de freira, usando o nome de irmã Mary Clarence, após testemunhar um assassinato e ser colocada no programa de proteção às testemunhas, transformando a realidade do convento.

O filme pode ser assistido no Disney+.

5. Downtown Abbey (2010)

Pôster de "Downton Abbey"
Pôster de "Downton Abbey" /Crédito: Divulgação/ITV Studios

Série de 5 temporadas, "Downtown Abbey" trouxe um Globo de Ouro, três Emmys e quatro Prêmios Screen Actors Guild para Maggie Smith. Os episódios, disponíveis no catálogo da Netflix, têm a seguinte sinopse: "Esta série de drama acompanha a aristocrática família Crawley e seus empregados, expondo o esnobismo, as maquinações e as fofocas de um sistema de classes em declínio".