Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / NewJeans

ADOR se defende sobre acusações de plágio na música 'Bubble Gum', do NewJeans

Em novo pronunciamento, ADOR apresenta uma série de provas contra as acusações de plágio da música 'Bubble Gum', do NewJeans

por Daniela Bazi

Publicado em 23/07/2024, às 13h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Concept photo do NewJeans para o single "Bubble Gum" - Divulgação/ADOR
Concept photo do NewJeans para o single "Bubble Gum" - Divulgação/ADOR

Na manhã desta terça-feira, 23, a ADOR voltou a se pronunciar sobre as acusações de plágio da música “Bubble Gum”, do NewJeans, que, supostamente, teria copiado a faixa "Easier Said Than Done", da banda Shakatak.

Através de um longo comunicado, a empresa negou todas as acusações, fornecendo provas e explicações sobre o assunto. Confira a tradução completa:

“Olá, aqui é a ADOR. Primeiro, gostaríamos de agradecer aos fãs pelo amor e apoio. Tem sido uma onda de emoções nos últimos três meses, desde o lançamento do videoclipe de 'Bubble Gum' até a apresentação de 'Supernatural' na semana passada. Também é o segundo aniversário de estreia do grupo.

Foi incrível ver tantos fãs apoiando as meninas em cada apresentação na Coreia e no Japão e no fanmeeting no Tokyo Dome. Queremos agradecer de verdade às integrantes e à equipe que trabalharam duro para fazer tudo isso acontecer, apesar das circunstâncias difíceis e imprevistas.

Embora celebremos, também estamos cientes dos rumores e alegações que se espalham pelas mídias sociais. Planejamos consertar as coisas e abordar o problema.

1. O videoclipe de ‘Bubble Gum’ foi lançado em 26 de abril. Em 20 de maio, recebemos um e-mail via HYBE do Wise Music Group do Reino Unido, representado pela Edition Korea, dizendo que há semelhanças entre ‘Bubble Gum’ e uma música do Shakatak.

2. Em 21 de maio, os compositores de ‘Bubble Gum’ responderam que nunca ouviram a música ‘Easier Said Than Done’ antes que as alegações fossem feitas, o que significa que eles não poderiam ter usado a música de Shakatak sem permissão.

3. Quando a mídia divulgou a notícia em 13 de maio, em conexão com a disputa com a HYBE, a ADOR solicitou uma análise profissional de dois musicólogos estrangeiros.

4. Em 17 de junho, recebemos uma mensagem do representante legal do Shakatak, na qual retornamos: ‘Respondemos às alegações do Shakatak afirmando que não usamos sua música sem permissão, e solicitamos que eles forneçam um relatório confiável comprovando qualquer uso ilegal’.

'Bubble Gum' e 'Easier Said Than Done' começam com progressões de acordes diferentes (Ré Maior9 x2 — Dó Sustenido Menor7 — Fá Sustenido Menor7), e o bpm [batidas por minuto], o fluxo geral e a atmosfera são diferentes.

As alegações de uso não autorizado são diferentes da verdade, pois dizem respeito a algo tão simples quanto uma melodia que soa similar. Isso também é difícil de argumentar, pois é uma melodia popular na música pop e foi usada antes mesmo do lançamento de 'Easier Said Than Done'.

Embora tenhamos nos oposto às alegações, solicitamos que eles forneçam uma análise oficial para discutir o problema mais a fundo. Com alegações de plágio, espera-se que seja fornecido um relatório. No entanto, a mídia retratou isso de forma negativa, fazendo parecer que pedir um relatório é uma demanda antiética. Como não temos nada a esconder, passaremos pelo processo de esclarecer tudo abertamente. Embora esse seja o procedimento para essas alegações, é difícil entender por que a ADOR está enfrentando resistências.

Também estamos cientes dos vários problemas relacionados a como os meios de comunicação estão cobrindo o assunto em termos de comunicação da HYBE, que lida com as relações públicas da ADOR. Embora estejamos passando por um processo formal, alguns meios de comunicação saíram do controle, nos acusando de ações muito depois de terem ocorrido ou ficando do lado de um lado sem verificar as informações. Alguns meios de comunicação postaram negativamente, distorcendo nossas realizações no Japão e espalhando informações falsas com artigos distorcidos com fontes questionáveis.

Também temos dúvidas sobre como a HYBE lidou com a reclamação, já que eles são responsáveis ​​pelo RP [Relações Públicas] da ADOR, o que envolve comunicação com a imprensa. Seria adequado que eles se comunicassem com a ADOR primeiro após receber a reclamação de Shakatak, mas, apesar da natureza altamente sensível do problema, eles compartilharam o conteúdo com outros departamentos, envolvendo mais pessoas no problema do que o necessário.

Embora devessem ter trabalhado conosco para minimizar a imprensa negativa, eles expressaram uma atitude passiva, apesar de nosso pedido para que fossem mais proativos. E como a HYBE é responsável por questões legais e de RP, eles têm a responsabilidade de proteger o NewJeans de quaisquer problemas que possam surgir. Embora tenhamos pedido repetidamente que eles alterassem esse sistema, nada mudou.

Com isso, decidimos tomar as coisas em nossas próprias mãos. O assunto está sendo investigado por equipes jurídicas que representam Beasts And Natives Alike, compositores e editores. Estamos usando nosso próprio pessoal para investigar a situação e trabalhando duro para relatar comentários e conteúdo maliciosos online.

Embora a equipe jurídica da HYBE tenha dito que era difícil rastrear comentários maliciosos, especialmente aqueles sem uma conta, Min Hee Jin, da ADOR, solicitou uma reunião com o CEO do fórum online DC Inside, Kim Yoo Sik.

Ela se encontrou com o CEO e encontrou métodos para rastrear esses usuários. Ela ficou surpresa ao saber que há uma linha direta para agências usarem para trabalhar com autoridades para rastrear comentários anônimos. Estamos divulgando isso aqui para lembrar a todos que pensam que podem se esconder atrás do anonimato. Faremos tudo o que for preciso para remover esses comentários e usar tudo o que pudermos para defender o NewJeans.

O NewJeans trabalhou duro apesar de tudo o que aconteceu. Elas farão uma merecida pausa antes de retornar com outro projeto emocionante. Também temos muito conteúdo surpreendente preparado, então fiquem atentos. Obrigado pelo seu amor e apoio sem fim ao NewJeans”.