A vez que Sanha, do ASTRO, quase veio para o Brasil
Além do show agendado para hoje, 05, em São Paulo, Sanha, do ASTRO, quase veio para o Brasil em outra data; relembre!

Nesta terça-feira, 5, Yoon Sanha, do ASTRO, realiza o aguardado show único em terras brasileiras com a turnê pela América Latina, a qual traz o idol para o palco do Terra SP, em São Paulo, a partir das 20h.
Prometendo uma noite inesquecível para os AROHAs (como são conhecidos os fãs do ASTRO), a apresentação do maknae do grupo que debutou em 2015 acontece por meio da primeira fancom solo do idol, “PRISM: from Y to A”, a qual teve os primeiros shows realizados em Seul, na Coreia do Sul, nos dias 1 e 2 de agosto.
Ainda com ingressos disponíveis no Clube do Ingresso, a passagem de Sanha se torna ainda mais especial por ser a primeira vez que o cantor desembarca no país para cantar para o fandom brasileiro — mas, sabia que essa poderia ser a segunda vez do idol por aqui?
Acontece que, há alguns anos, Sanha tinha uma visita agendada para conhecer os AROHAs brasileiros pessoalmente, mas uma triste fatalidade acabou minando a vinda do artista na época.
A vez que Sanha, do ASTRO, quase veio para o Brasil
Isso porque, na ocasião, Sanha não vinha sozinho. O idol tinha uma apresentação marcada com Moonbin através da primeira unit do ASTRO, Moonbin&Sanha, a qual faria uma turnê pela América Latina, incluindo no roteiro uma passagem pelo Brasil.
A turnê seria aberta em Santiago, no Chile, no dia 3 de junho de 2023 e, assim como a apresentação solo de Sanha, o duo formado em 2020 se apresentaria no Terra SP, na capital paulista, mas no dia 5 de junho de 2023. O último show estava agendado para o dia 7 de junho na Cidade do México, a capital do México.
No entanto, em 19 de abril de 2023, os planos foram alterados, já que a data marcou a morte precoce do integrante Moonbin, que tinha apenas 25 anos, o qual teve o óbito confirmado pela Delegacia de Polícia de Gangnam de Seul. O idol foi encontrado já sem vida na casa em que morava na Coreia do Sul.
Na época, a Fantagio, empresa responsável pelo grupo, confirmou o falecimento do idol por meio de uma declaração emocionante.
“Moonbin, membro do ASTRO, de repente nos deixou para se tornar uma estrela no céu. […] É ainda mais doloroso entregar esta notícia tão repentinamente aos fãs que apoiaram Moonbin e lhe enviaram seu amor. Estamos com o coração partido porque conhecemos os sentimentos do falecido, que sempre amou e pensou em seus fãs mais do que qualquer outra pessoa. Pedimos sinceramente que se abstenham de relatos especulativos e maliciosos para que as famílias enlutadas, que se encontram em estado de grande tristeza e pesar devido à repentina notícia, possam homenagear o falecido”, disse a empresa em nota.
A notícia abalou toda a indústria do k-pop. Tanto é que, na data, idols e programas de TV cancelaram suas agendas, bem como encheram as redes sociais de amor em memória a Moonbin através de fotos e textos que exaltavam a bondade do idol.
Extremamente querido por diversos nomes da indústria, Moonbin é sempre lembrado em cartas e discursos em premiações, além de ter sido o motivo de muitos de seus amigos se reunirem na música “Letters from Friends to Moonbin”.
A faixa, que é uma homenagem dos amigos que Moonbin fez no mundo do k-pop, contou com a participação dos membros do ASTRO (MJ, Jinjin, Eunwoo, Rocky e Sanha), assim como leva os nomes e as vozes de:
- I.M, Kihyun e Minhyuk, do MONSTA X;
- Hoshi, Wonwoo, Mingyu, DK e Seungkwan, do SEVENTEEN;
- Na Woong-jae, Choi Yoo-jung, Kim Do-yeon, Chan-hee, do SF9;
- Bang Chan, do Stray Kids;
- Moon Su-ah, irmã de Moonbin e integrante do Billlie,
- Eunha, SinB e Umji, do VIVIZ.
Relembre o tributo:
Vale lembrar que a performance solo de Sanha hoje pode contar ainda com canções que fazem lembrar Moonbin: “Distance”, “Chup Chup” e “Your Day”, faixas da unit Moonbin&Sanha que foram apresentadas em outros shows da “PRISM from Y to A”.