Em comemoração ao oitavo aniversário de estreia do filme, confira algumas curiosidades sobre o longa e os bastidores de Moana!
Em 2024, a animação “Moana — Um Mar de Aventuras” completa 8 anos de lançamento. A animação arrecadou mais de U$ 645 milhões ao redor do mundo e conquistou duas indicações ao Oscar, entre elas a de Melhor Animação.
O filme conta a história de Moana (Auli’i Cravalho), uma jovem polinésia de 16 anos que decide se aventurar pelo Oceano Pacífico para desvendar os mistérios envolvendo seus ancestrais. Durante a jornada, ela se depara com o semideu Maui (Dwayne Johnson) e decidem que, juntos, irão cruzar o oceano para enfrentar criaturas ferozes e salvar Te Fiti, a deusa com o poder da vida. Assista ao trailer!
Para comemorar o aniversário da animação, que foi aclamada pela crítica e está prestes a receber um segundo filme e um live-action, a Recreio trouxe algumas curiosidades sobre a produção e seus bastidores. Confira:
John Musker e Ron Clements, os diretores da animação, queriam retratar a cultura polinésia de forma respeitosa. Por isso, eles viajaram até as ilhas Fiji, Samoa e Taiti para fazer intensas pesquisas sobre as tradições e costumes dessa cultura.
Apesar de todo o esforço em respeitar a cultura ser reconhecido pelo povo polinésio, quando o filme foi lançado, surgiram alguns debates sobre a construção de alguns personagens, como o Maui e a Vovó Tala.
A Disney abriu inscrições para que várias meninas pudessem tentar ser a dubladora oficial da Moana. Inclusive, Dinah Jane, que era uma das integrantes do girlgroup Fifth Harmony, e possui ascendência polinésia, participou das audições.
No entanto, quem ficou com o papel foi Auli’i Cravalho, que, na época, tinha 16 anos. A atriz nasceu no Havaí e, até então, não tinha nenhuma experiência profissional em dublagem ou no cinema. A princípio, a jovem não iria participar dos testes, pois achava que já havia muitas meninas inscritas, porém, o agente de talentos que a descobriu, conseguiu convencê-la a se inscrever.
Diferentemente das outras princesas, a história de Moana não foi baseada em um conto de fadas. Ela é a segunda princesa da Disney a ter uma história totalmente original. A primeira foi a Merida, protagonista do filme “Valente”, da Pixar. Outro ponto em comum entre essas duas princesas, é que elas não possuem nenhum interesse amoroso ao longo da trama.
O compositor da trilha sonora da animação, Lin-Manuel Miranda, revelou que a música de Tamatoa, o caranguejo gigante interpretado por Jemaine Clement, foi um tributo a David Bowie. Segundo o compositor, a canção “Shine”(em português, “Brilhe”), foi baseada no trabalho do artista britânico. Relembre o trecho!
A animação não tem o mesmo nome em todos os países. O título original é apenas “Moana”, enquanto aqui no Brasil ele recebeu um complemento: “Moana — Um Mar de Aventuras”.
Mas em alguns lugares, o nome do filme muda completamente: em alguns lugares na Europa, como Portugal, o longa é intitulado “Vaiana”. Já na Itália, a produção é chamada de “Oceania”.
Leia também: Tudo o que já sabemos sobre 'Moana 2'