Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 vezes que o BTS teria se inspirado na mitologia grega

Descubra alguns momentos durante os quase 12 anos de carreira do BTS que o grupo se inspirou na mitologia grega para suas músicas e apresentações

por Daniela Bazi

Publicado em 04/03/2025, às 17h34 - Atualizado em 10/03/2025, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Concept photo do BTS para o álbum 'Proof' - Divulgação/BigHit Music
Concept photo do BTS para o álbum 'Proof' - Divulgação/BigHit Music

Se acompanha o k-pop, já é do seu conhecimento que um dos momentos mais esperados pelas fanbases é descobrir qual será o conceito abordado no novo lançamento. Isso porque, na indústria sul-coreana, é comum que os artistas escolham um tema para explorar a cada novo projeto.

Ao longo de seus quase 12 anos de carreira, o BTS já teve a oportunidade de explorar uma série de conceitos, provando a versatilidade do conjunto. Entre eles, os fãs notaram que, por algumas vezes, Jin, RM, Suga, J-Hope, Jimin, V e Jungkook, se inspiraram na mitologia grega para algumas de suas músicas e apresentações. Confira!

1. Clipe de “Singularity”

De acordo com os fãs, no vídeo protagonizado por V da faixa “Singularity”, divulgado em 2018, é possível encontrar referências ao mito de Narciso, o jovem que, obcecado por sua própria beleza, acabou se apaixonando por si próprio ao ver seu reflexo na água.

Isso porque, na produção, V é visto dançando com um casaco em um cabideiro, dando a entender que ele estaria encantado e dançando consigo mesmo. Além disso, também é possível ver o cantor em uma cena semelhante à do mito, onde ele vê seu reflexo em uma poça de água.


2. Música “Dionysus”

Dionísio é conhecido como o deus grego do vinho, das festas, da alegria, e do teatro, e é o personagem principal da faixa “Dionysus”, presente no álbum “Map of The Soul: Persona”. Na música, o BTS exalta a divindade, fazendo uma analogia da arte como se fosse o álcool, dizendo aos fãs para “beberem tudo”, ou seja, consumirem toda sua arte, e “se apaixonarem por esse artista louco”.


3. Performance do MMA 2019

No ano de 2019, o BTS subiu ao palco da premiação sul-coreana Melon Music Awards, o MMA, para apresentar a faixa “Dionysus” e, assim como a música, também realizou uma série de referências à mitologia grega em sua performance.

Logo no início, é possível ver sete luzes, formando a constelação Corona Borealis, também conhecida como Coroa do Norte ou Boreal. Na mitologia grega, ela também representa a coroa que Dionísio deu a Ariadne, princesa de Creta, como um pedido de casamento e prova de seu amor.

Além disso, durante a apresentação, cada um dos integrantes assumiu o papel de um deus grego diferente: Jungkook foi Poseidon, o deus dos mares e dos rios; Jimin fez referência a Ártemis, deusa da caça e da vida selvagem; V viveu Apolo, o deus do Sol; J-Hope referenciou Zeus, o rei dos deuses; Suga foi Hefesto, deus do fogo, das armas e da tecnologia; Jin interpretou Atena, deusa da sabedoria, inteligência, justiça, artes e guerra; enquanto RM foi o próprio Dionísio.


4. Teaser de “Fake Love”

No primeiro teaser divulgado para o lançamento de “Fake Love”, title track do álbum “Love Yourself: Tear”, de 2018, é possível ver os membros realizando a troca de alguns itens, simbolizando uma mudança de atitude. No entanto, quando Jungkook realiza a troca, ele recebe uma caixa misteriosa com uma chave, que o leva diretamente para uma sala com um homem encapuzado.

Segundo os fãs, essa seria uma referência ao mito da Caixa de Pandora, responsável por apresentar a história de uma mulher chamada Pandora que viveu na Grécia Antiga e teria aberto uma caixa que libertou todos os males do mundo. Conforme repercutido pelo portal Koreaboo, a teoria dos ARMYs diz que, ao pegar a chave, Jungkook se tornou a única “esperança” para salvar os outros.


5. Clipe de “Blood, Sweat and Tears”

O clipe de “Blood, Sweat and Tears” conta com uma série de referências a história de Dédalo, arquiteto responsável por construir o labirinto que aprisionou o Minotauro em Creta, e seu filho Ícaro, que faleceu após desobedecer ao pai e voar muito perto do sol utilizando asas de cera enquanto tentava fugir do labirinto.

Logo no início do vídeo, quando Suga está cobrindo os olhos de Jimin, é possível ver atrás dos artistas uma pintura com um neon escrito em inglês “A Tentação”. A arte em questão se trata de “The Lament of Icarus”, pintada por Herbert James Draper, obra responsável por retratar a morte de Ícaro.

Em certo momento, também é possível ver Jungkook flutuando em uma sala em frente a mesma pintura, em uma posição similar a da obra “The Fall Of Icarus”, de Jacob Peter Gowy, que representa a queda de Ícaro, simbolizando que o maknae do BTS estaria representando o personagem grego.

Por fim, a cena em que V surge pulando de uma sacada também contém referência a uma outra pintura inspirada no conto de Dédalo e Ícaro. Isso porque o cenário da sequência conta com a obra “The Landscape With The Fall of Icarus”, de Pieter Bruegel the Elder.