Ícone do site

Imagem promocional de 'Quarteto Fantástico: Primeiros Passos' (2025) e 'Os Incríveis' (2004) - Divulgação/Marvel Studios/Pixar

Quarteto Fantástico e Os Incríveis

5 semelhanças entre Quarteto Fantástico e Os Incríveis

Confira algumas semelhanças que os fãs notaram entre as famílias de Quarteto Fantástico, da Marvel, e Os Incríveis, da Pixar

Publicado 04/08/2025

Se você é fã de animações e super-heróis, com certeza já deve ter ouvido alguma vez a brincadeira feita pelos fãs de que Os Incríveis, da Pixar, seria uma versão animada do Quarteto Fantástico, a primeira família da Marvel.

Oficialmente, tanto a Marvel quanto a Pixar nunca se pronunciaram para confirmar se a animação é, de fato, uma homenagem ao renomado grupo de heróis. No entanto, apesar de cada produção possuir sua característica e histórias próprias, ainda assim é possível encontrar uma série de semelhanças entre as duas obras.

Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista com 5 semelhanças entre Os Incríveis e o Quarteto Fantástico que talvez você não tenha percebido. Confira!

1. Vilão subterrâneo

No final de “Os Incríveis” (2004) e início de “Os Incríveis 2” (2018), a família Pêra precisa enfrentar o Escavador, vilão que vive no subsolo e nutre um forte ódio pela humanidade, tendo características físicas similares a de uma toupeira.

Toupeira (Quarteto Fantástico) e Escavador (Os Incríveis) – Reprodução/Marvel Comics/Pixar

De acordo com o portal CBR, Escavador seria inspirado diretamente no Toupeira, um dos inimigos mais clássicos do Quarteto Fantástico e governador dos Molóides, que também alimenta o desejo de destruir o mundo da superfície.


2. Família de heróis

O cientista Reed Richards, ao lado de sua esposa, Sue Storm, seu cunhado, Johnny Storm, e seu melhor amigo, Ben Grimm, formam a primeira família da Marvel. Muito mais do que um simples grupo de super-heróis, o Quarteto Fantástico também apresenta uma dinâmica familiar que podemos encontrar em qualquer lugar, envolvendo implicâncias, aços afetivos, desentendimentos, mágoas, piadas internas e reconciliações.

Quarteto Fantástico e Os Incríveis – Divulgação/Marvel Comics/Pixar

Por outro lado, Beto, Helena, Violeta, Flecha e Zezé também são a primeira família de heróis da Pixar, com os patriarcas se conhecendo enquanto salvavam a cidade do perigo. Anos depois de se casarem e terem três filhos, os heróis passaram a ser proibidos em Metroville, os obrigando a viver como uma família comum: com empregos entediantes, chefes injustos, tarefas de casa e implicâncias entre os filhos.  


3. Bebê poderoso

Franklin, filho mais velho de Sue e Reed, é considerado dentro do universo Marvel como um dos mutantes mais poderosos da Terra, possuindo desde a infância habilidades psiônicas, como a telepatia e a capacidade de manipular a realidade, até os poderes de sondar telepaticamente suas vítimas até os deixar inconscientes, disparar raios de energia pelas mãos ou olhos, levitar, projetar rajadas de energia explosivas, transformar a matéria, abrir buracos ou dissolver paredes, e mais.

Franklin Richards (Quarteto Fantástico) e Zezé Pêra (Os Incríveis) – Reprodução/Marvel Comcis/Pixar

Da mesma forma, Zezé pode ser considerado como o mais poderoso dentro dos Incríveis, visto que o bebezinho possui mais de 17 poderes, que demoraram para se manifestar. Entre eles, estão as habilidades de deixar seu corpo inteiro em chamas, telecinese, se auto multiplicar, levitação, se transformar em metal ou gelatina, teletransporte, mimetismo, força sobre-humana, visão de raio laser com cores variadas, entre outros.


4. Poderes parecidos

Ainda no assunto poderes, nas duas famílias é possível encontrar personagens que possuem a mesma habilidade. Reed Richards e Helena Pêra, por exemplo, possuem o poder da elasticidade, podendo esticar e contorcer seus corpos de maneiras surpreendentes.

Ben Grimm (Quarteto Fantástico) e Beto Pêra – Reprodução/Marvel Studios/Pixar

Além deles, Beto e Ben possuem força sobre-humana, Violeta e Sue conseguem ficar invisíveis e criar campos de força, enquanto Zezé e Johnny podem deixar seu corpo inteiro em chamas.


5. Trama retrofuturista

Ambas as produções carregam um elemento básico em comum: as histórias são ambientadas em uma versão retrofuturista da década de 1960. A versão da Marvel, no entanto, pode ficar um pouco mais clara para o público, principalmente devido à caracterização mais óbvia dos personagens, com roupas e penteados que marcaram a época.

Sue Storm (Quarteto Fantástico) e Violeta Pêra (Os Incríveis) – Reprodução/Marvel Studios/Pixar

O universo de Os Incríveis, no entanto, apresenta muito mais tecnologias avançadas, deixando ainda mais evidente a proposta retrofuturista. Contudo, ainda é possível encontrar referências a década devido ao design.

Leia também

Sair da versão mobile