Descubra alguns MVs de grupos e solistas de k-pop que trazem referências a longas-metragens populares que marcaram a indústria cinematográfica
Publicado em 28/08/2024, às 13h46 - Atualizado em 02/09/2024, às 11h07
Um dos grandes destaques dos MVs de k-pop na totalidade é a excelência na produção audiovisual, visto que, independente de quais agências sejam os artistas, sempre é possível encontrar clipes com produções impecáveis para os mais diversos singles e nos mais diferentes temas.
Em alguns casos, esses vídeos acabam adotando como inspiração obras da sétima arte para transmitir as mensagens ocultas nas letras de suas canções ou atingirem a expectativa estética idealizada, o que gera ainda mais engajamento entre os fãs, que podem analisar frame a frame dos clipes para encontrar semelhanças com as obras originais e criar teorias.
Independente do motivo, é fato que são diversos os vídeos de grupos e solistas do gênero que trazem alusões a longas-metragens populares que marcaram a indústria cinematográfica. Pensando nisso, a RECREIO reuniu uma lista com 5 MVs de k-pop com referências a filmes famosos que os fãs do gênero precisam conhecer; confira!
Em 2020, Taeyeon lançou o EP “What Do I Call You” que veio acompanhado de um MV para a title-track homônima. O clipe recria algumas das cenas principais de "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" (2004), filme de Michel Gondry, indicado a três categorias do Oscar e vencedor de duas delas: Melhor Roteiro Original e Melhor Montagem.
A trama acompanha Joel, um rapaz que decide apagar as memórias de seu relacionamento com Clementine após descobrir que ela fez o mesmo para que pudesse seguir em frente após o término ruim que tiveram. O problema é que enquanto tem sua mente acessada por especialistas, Joel percebe que não quer mais apagar todas as lembranças que tem, e tentará parar o procedimento antes que seja tarde demais.
Seja por meio da introdução em preto e branco, do salto temporal de quatro anos, ou das cenas de luta enquanto a personagem busca por vingança, "Kill Bill", do Brown Eyed Girls, traz diversas alusões ao longa-metragem homônimo dirigido por Quentin Tarantino e lançado em 2003.
No filme, após acordar de um coma quatro anos após levar um tiro na cabeça em seu próprio casamento, a ex-assassina conhecida como Noiva, vivida por Uma Thurman, decide se vingar das pessoas envolvidas com a perda da filha, da festa de casamento e dos anos perdidos.
Sunmi lançou "Tail" em 2021 e, para a divulgação, se inspirou na Mulher-Gato de "Batman: O Retorno", lançado em 1992. Isso porque, no MV da faixa, a idol interpreta uma personagens que tem problemas no trabalho e é assassinada pelo próprio chefe ao ser empurrada de uma janela. Ela volta a vida ao ser cercada por gatos e após perceber que agora tem habilidades especiais, busca vingança, assim como a história da personagem vivida por Michelle Pfeiffer no longa-metragem.
"L.I.E", do EXID, é ambientado em um hotel e apresenta as cinco integrantes do grupo como funcionárias do estabelecimento. Em referência a "O Grande Hotel Budapeste", no MV, Solji, Elly, Hani, Hyerin, e JeongHwa usam um uniforme roxo semelhante aos usados pelos personagens do filme.
Vencedor do Oscar de melhor figurino, o filme, situado na década de 1930, acompanha dois funcionários do hotel que dá título ao filme década de 1930, que acabam se envolvendo em um roubo que os coloca em diversas situações complicadas.
Desde o cenário até os figurinos das integrantes, "What is Love?", do TWICE traz referências a diversos filmes. Dentre eles estão: "O Diário da Princesa", "Ghost: Do Outro Lado da Vida", "La Boum: No Tempo dos Namorados", "La La Land: Cantando Estações", "O Profissional", "Pulp Fiction: Tempo de Violência", "Romeu + Julieta" e "Love Letter".