Conheça cinco músicas de grupos e solistas de k-pop que possuem o poder de levar qualquer fã às lágrimas
A música pode se fazer presente em nossas vidas em todos os momentos, desde as horas felizes, até as mais tristes, fazendo com que você ria de alegria, ou chore de emoção. Para muitas pessoas, as canções também servem como uma forma de desabafo, responsáveis por expressar seus mais profundos sentimentos.
Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista com cinco músicas de k-pop que podem fazer qualquer um chorar.
“Feel Special” é considerada uma das músicas mais importantes para o TWICE tanto para as integrantes quanto para os fãs. A faixa foi escrita por J.Y. Park, fundador da JYP Entertainment, especialmente para o grupo. Segundo ele, a canção surgiu em uma época que Sana estava enfrentando um momento difícil, e que todas as oito integrantes sempre estavam ao seu lado para apoiá-la, fazendo com que a amizade e proximidade entre as idols o inspirasse para compor a música.
Em entrevista a CNN Brasil, JYP explicou que escreveu a música em homenagem à amizade das artistas e, após finalizá-la, escreveu a letra em um papel, emoldurou e deu de presente para Sana. Com esse contexto, escutar a música e prestar atenção na letra, que fala sobre como alguém pode te fazer sentir especial mesmo em seus piores momentos, pode fazer qualquer um chorar.
Em “eight”, primeira colaboração da solista IU com Suga, do BTS, é uma canção emocionante que traz uma reflexão sobre nostalgia, esperança, felicidade e perda. De acordo com teorias dos fãs, a faixa seria uma homenagem aos amigos da idol, Sulli, ex-integrante do f(x), e Jonghyun, do SHINee, que faleceram precocemente.
Uma das evidências levantadas pelos admiradores de que a música é dedicada aos dois, é a cena do videoclipe em que vemos uma garota de vestido branco, supostamente Sulli, pulando e caindo em um dragão, que representaria Jonghyun, já que o astro era sempre associado pelos fãs ao animal.
Em abril de 2024, JinJin, líder do ASTRO, lançou a música inédita “Fly”, que conta com vocais do integrante Moonbin, que faleceu no ano passado aos 25 anos. A canção, lançada no dia em que completou um ano da morte de Bin, é um “presente de Moonbin para aqueles que sentem sua falta”, segundo a descrição do single.
“Fly” foi escrita por JinJin, que contou com a ajuda de Moonbin na composição. Produzida anos antes do falecimento do artista, a faixa traz uma mensagem de perseverança e autoconfiança, incentivando o público a não desistir de seus sonhos, mesmo quando estiver cansado.
Lançada em 2023, “Circle”, title track do primeiro álbum de estúdio solo de Onew, líder do SHINee, explora a ideia de como a vida é um eterno ciclo. Na letra, o artista reflete como todos somos únicos e passamos por experiências diferentes, porém, ao mesmo tempo, todos passaremos pelos mesmos ciclos, como encontros e despedidas.
Alguns fãs ainda teorizam que a faixa também pode ser um pequeno desabafo de Onew sobre a saudade que sente de Jonghyun, integrante do SHINee que faleceu em 2017, aos 27 anos.
Em “Turbulence”, faixa presente no álbum “Zero: Fever Epilogue”, de 2021, do ATEEZ, o boygroup reflete sobre a instabilidade emocional e incertezas da juventude, sendo uma música que sempre leva os integrantes às lágrimas quando é apresentada nos palcos.
Na letra, além de falar sobre as dúvidas do futuro que todo jovem enfrenta, o grupo também comenta sobre as pressões impostas pela sociedade durante a juventude enquanto ainda estamos em busca do nosso lugar no mundo.