Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / The Last Of Us

5 mudanças entre o jogo e a série na sequência de 'The Last of Us'

A adaptação da segunda temporada de 'The Last of Us' traz novos personagens, alterações narrativas e algumas diferenças em relação ao jogo; confira!

Maria Eduarda Casado Publicado em 14/04/2025, às 19h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da série 'The Last of Us' - Reprodução/Max
Cena da série 'The Last of Us' - Reprodução/Max

A sequência de uma das séries mais comentadas dos últimos tempos, 'The Last of Us', estreou no último domingo, 13, e trouxe uma nova narrativa aos fãs. Adaptando a segunda parte do aclamado jogo da Naughty Dog, a produção, ainda que mantenha fidelidade ao material original, apresenta diferenças importantes na construção dos personagens e na organização da narrativa no primeiro episódio da segunda temporada.

Portanto, descubra as seis principais mudanças que foram notadas nestes primórdios da segunda parte da série produzida pela Max.

5. Relação entre Joel e Dina

Cena da segunda temporada de 'The Last Of Us'
Cena da segunda temporada de 'The Last Of Us' - Divulgação/HBO/Max

A interação entre Joel, personagem de Pedro Pascal, e Dina, interpretada por Isabela Merced, ganha mais espaço na série, já que em determinado momento, o protagonista chega a afirmar que Dina o entende melhor do que Ellie, contrastando com o game, no qual os dois personagens mal se relacionam. 


4. Novos personagens

Gail, personagem de The Last of Us
Gail, personagem de The Last of Us - Reprodução/Max

Entre as adições da série está Gail, interpretada por Catherine O'Hara, a terapeuta de Joel e esposa de Eugene, que não aparece nos jogos. A presença da personagem permite explorar mais profundamente os conflitos internos de Joel e seu passado, oferecendo novas perspectivas sobre suas ações e dilemas.


3. Joel pode ter matado Eugene

Eugene e Tommy em 'The Last Of Us II'
Eugene e Tommy em 'The Last Of Us II' - Reprodução/Naughty Dog

No jogo, Eugene morre de causas naturais, após sofrer um derrame, no entanto, na série, há indícios de que Joel tenha matado o personagem, após a prévia do segundo episódio ser divulgada. 


2. Cena da dança mais cedo?

Cena da segunda temporada de 'The Last Of Us'
Cena da segunda temporada de 'The Last Of Us' - Divulgação/HBO/Max

A sequência da dança entre Ellie e Dina, que culmina em um beijo e a reação negativa de um dos moradores, aparece logo no início da temporada. No jogo, o momento é mostrado apenas no final, por meio de um flashback.

Os fãs acreditam que a antecipação da cena na série seja para evidenciar a dinâmica entre as personagens desde o começo da temporada, já que seguindo a cronologia do game, o beijo só seria mostrado na terceira parte, que, vale lembrar, já foi confirmada.


1. Motivação de Abby revelada mais cedo

Abby em cena da segunda temporada de 'The Last os Us'
Abby em cena da segunda temporada de 'The Last os Us' - Reprodução/Max

Diferente do jogo, que guarda a motivação de Abby até momentos mais avançados da história, a série opta por revelar suas razões logo no início. De acordo com Neil Druckmann, co-criador da série, a decisão foi tomada para facilitar a conexão emocional da audiência com a personagem, visto que na série não há a interação ativa que existe no jogo.

"Quando essa revelação acontece no jogo, se tivéssemos que nos ater a uma linha do tempo muito semelhante, os espectadores teriam que esperar muito, muito tempo para obter esse contexto. Você provavelmente receberia spoilers entre as temporadas, e não queríamos isso", explicou.

EXTRA: Abby com nova aparência

Abby nos jogos de 'The Last of Us'
Abby nos jogos de 'The Last of Us' - Reprodução/Naughty Dog

Nos jogos, a característica mais representativa de Abby é seu porte físico malhado, marcado por músculos definidos, algo que reforça sua força nos combates. Já na série, a personagem interpretada por Kaitlyn Dever surge com um visual diferente.

Segundo o diretor Craig Mazin, a mudança foi pensada para adaptar a personagem à linguagem da televisão, priorizando sua intensidade emocional em vez da aparência física.

"Não nos sentimos obrigados a representar completamente o mesmo formato corporal da Abby. Há um poder que ela te dá no jogo enquanto você joga com ela. Quando você está jogando com alguém e depois muda de lado e joga com outra pessoa, eles precisam ter métodos diferentes", relatou.

O cineasta ainda completou sua explicação sobre a mudança comentando sobra a jogabilidade do game não existir na série, então há uma diferença em como a Abby se porta em ambos os formatos. "Agora não temos jogabilidade. Então, para mim, a chave foi encontrar uma certa ferocidade e uma implacabilidade na personagem de Denver. E eu acho que vocês verão um pouco disso conforme a temporada avança."