Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Princesas

5 mudanças das princesas da Disney ao passar dos anos

Com o passar dos anos, algumas características dos filmes de princesas da Disney acabaram mudando bastante. Confira alguns!

Redação Publicado em 07/03/2024, às 12h22 - Atualizado em 13/03/2024, às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Princesas da Disney em cena do filme "WiFi Ralph: Quebrando a Internet" (2018) - Divulgação/Disney
Princesas da Disney em cena do filme "WiFi Ralph: Quebrando a Internet" (2018) - Divulgação/Disney

Há exatos 87 anos, a Disney realizava o lançamento de sua primeira princesa: Branca de Neve. Com o passar do tempo, a franquia de princesas se tornou uma das mais populares e lucrativas do estúdio, sendo amada por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Porém, conforme os anos iam se passando, as histórias para as novas personagens vêm evoluindo cada vez mais, com o intuito de que se encaixem com a sociedade atual, e possibilitem que as pessoas se identifiquem mais com as princesas.

Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista com 5 mudanças das princesas com o passar dos anos. Confira!

1. Romance deixado de lado

O relacionamento amoroso entre príncipes e princesas foi, por muitos anos, um dos principais focos dos contos de fada da Disney. Atualmente, essa característica tem mudado bastante onde, em alguns casos, o príncipe nem existe na trama. Em “Frozen”, por exemplo, o ponto principal é o relacionamento entre as irmãs Anna e Elsa, enquanto em “Moana”, é o seu autoconhecimento, e a jornada em alto mar.


2. Maior diversidade

No início, as princesas não possuíam muita diversidade física e racial, e sempre eram descritas da mesma forma: brancas, magras e de cabelo liso. A partir da Era da Renascença isso começou a mudar, e passamos a receber personagens cada vez mais diversas, com garotas de diferentes características e de outras partes do mundo, como Mulan, Jasmine, Pocahontas, Tiana, Moana, entre outras.


3. Fim da “perfeição”

Cena da animação "Frozen: Uma Aventura Congelante" (2013)
Cena da animação "Frozen: Uma Aventura Congelante" (2013) / Crédito: Reprodução/Disney

A personalidade das personagens também é algo que mudou bastante. Enquanto nos primeiros filmes elas adotavam a característica de “perfeitas”, hoje já não é bem assim. Apesar de todas ainda serem adoráveis, muitas também passaram a ser determinadas, desajeitadas, engraçadas, ou até mesmo inseguras — assim como a gente na vida real.


4. Objetivos mais definidos

Em “Branca de Neve” e “Cinderela”, por exemplo, não é deixado tão claro quais são os objetivos de vida das princesas. No entanto, a partir da Era da Renascença, as personagens passaram a deixar bem explícito aquilo que queriam: enquanto Ariel tinha o sonho de ir para o mundo dos humanos, Mulan queria poupar seu pai de ir para a guerra machucado, e Jasmine almejava poder decidir aspectos importantes de sua própria vida, e viver como uma garota normal.


5. Nada de donzelas em perigo

A característica de donzelas em perigo também é um ponto clássico que sempre esteve presente nas primeiras produções de princesas, mas que passou a ser deixado de lado com o passar dos anos. Pocahontas e Mulan, por exemplo, já surgem como as próprias heroínas de suas histórias — com a primeira salvando seu amado da morte, e a segunda salvando a China da invasão dos hunos.