Confira alguns dos grupos que, em 2024, anunciaram que estariam deixando suas agências para o início de uma nova jornada
Além de inúmeros debuts que marcaram o ano, como o do BABYMOSNTER, TWS, ILLIT e outros, o ano de 2024 também contou com uma série de anúncios de grupos de k-pop que escolheram deixar suas empresas de origem — mas sem significar que este seria o fim da formação.
Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista com 5 grupos que anunciaram a saída de suas empresas em 2024. Confira!
Em 28 de novembro, o NewJeans oficializou sua saída da ADOR e da HYBE durante uma coletiva de imprensa após as empresas não responderem às suas exigências no prazo estipulado. Vale lembrar que a relação entre o grupo e as agências já estava abalada há um tempo, desde o início do conflito entre a HYBE e Min Hee Jin, ex-CEO da ADOR.
Durante a coletiva, as integrantes afirmaram que a “ADOR não tem a vontade ou a capacidade de proteger o NewJeans. Se permanecermos aqui, será uma perda de tempo, e nossa angústia mental continuará. Mais do que tudo, não há nada que possamos ganhar em termos de nosso trabalho, então nós cinco achamos que não há razão alguma para permanecermos na ADOR”. Atualmente, o girlgroup segue em atividade como artistas independentes.
Também no mês de novembro, a PLEDIS Entertainment emitiu um comunicado anunciando que, após o fim de seus contratos em 31 de dezembro de 2024, todas as oito integrantes do fromis_9, Lee Sae Rom, Song Ha Young, Park Ji Won, Roh Ji Sun, Lee Seo Yeon, Lee Chae Young, Lee Na Gyung e Baek Ji Heon, estariam deixando a empresa.
Como forma de despedida, o grupo lançou o single digital especial "from", faixa dedicada aos fãs que expressa a gratidão das artistas ao seu fandom, Flover. Em declaração, as cantoras disseram: "Nós derramamos nossos corações para escrever essa música como uma carta para o Flover. Esperamos que nossa sinceridade chegue até vocês e aqueça seus corações neste inverno.". Até o momento, não existem informações sobre a continuação das atividades do grupo.
Desde a saída de Takahashi Juri em maio de 2024, o Rocket Punch atuava como um quinteto. No entanto, em 27 de dezembro, a Woollim Entertainment anunciou o fim dos contratos de mais quatro integrantes do girlgroup no dia 31 de dezembro: Yeonhee,Yunkyoung, Sohee e Dahyun.
Com a saída das artistas, Suyun se tornou a única membro do girlgroup que ainda permanece sob contrato da Woollim. Por enquanto, ainda não foram divulgadas informações sobre o futuro das atividades do Rocket Punch.
No mesmo dia, a Woollim Entertainment também anunciou o fim dos contratos de mais um grupo: o Golden Child. Em nota, a empresa explicou que, após discussões, Lee Daeyeol, Y, Bae Seungmin, Bong Jaehyun e Kim Donghyun decidiram encerrar seus contratos com a agência em 31 de dezembro.
Vale lembrar que, em agosto de 2024, Bomin, Tag e Jibeom também já haviam deixado a empresa. Agora, apenas Lee Jangjun e Hong Joochan continuam sob o contrato com a agência. Não existem informações sobre futuras atividades do boygroup.
Após inúmeros rumores, no início de dezembro, a IST Entertainment anunciou que Sangyeon, Jacob, Younghoon, Hyunjae, Juyeon, Kevin, New, Q, Haknyeon, Sunwoo e Eric, membros do THE BOYZ, estariam deixando a empresa com o término de seus contratos.
Apesar disso, os artistas decidiram permanecer juntos, com todos os 11 integrantes assinando com a empresa ONE HUNDRED para continuar com suas atividades. Segundo a IST Entertainment, os direitos da marca “THE BOYZ” foi fornecido gratuitamente aos membros, fazendo com que eles possam utilizar o nome livremente para atividades em grupo ou em units.
Leia também: #FavoritosDaRecreio: Nossos debuts de k-pop preferidos de 2024