Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 grupos de k-pop que já enfrentaram o temido 'Black Ocean'

Conheça alguns grupos de k-pop que já enfrentaram o temido 'Black Ocean' em algumas de suas apresentações

por Daniela Bazi

Publicado em 19/09/2024, às 14h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Girls' Generation em show no ano de 2015 - Noam Galai/Getty Images
Girls' Generation em show no ano de 2015 - Noam Galai/Getty Images

Durante a segunda geração do k-pop, surgiram os famosos lightsticks, bastões luminosos utilizados por fãs para apoiar seus artistas favoritos em diferentes eventos. Hoje em dia, o item se tornou tão popular que é praticamente obrigatório que cada grupo ou solista tenha a sua versão, cada um com design e cores variados, ajudando a identificar sua fanbase durante os compromissos.

É graças a eles que, durante as apresentações, podemos ver lindos “oceanos” de luz nas plateias, gerando um espetáculo à parte.

Além de ajudar a compor os shows, os lightsticks acesos também podem representar uma espécie de “respeito” em eventos com diferentes artistas. Isso porque, em festivais, premiações ou shows musicais, é esperado que os fãs mantenham seus lightsticks acessos mesmo quando não é o seu artista favorito se apresentando, como uma forma de respeito e incentivo aos outros grupos ou solistas que estão performando.

Por esse motivo, quando os fãs decidem realizar um protesto ou boicote contra um artista por determinado motivo, a forma escolhida para mostrar sua indignação é desligar seus lightsticks durante a performance, deixando a plateia da arena completamente escura, em um ato conhecido como “Black Ocean”, ou “Oceano Negro” em livre tradução, algo extremamente temido pelos próprios artistas.

Um dos mais recentes casos de Black Ocean aconteceu com o solista Rain, durante sua apresentação na edição de Los Angeles da KCON em 2023. Na ocasião, os fãs estavam insatisfeitos com a gestão do artista com o Ciipher, boygroup de sua empresa RAIN Company, fazendo com que parte da plateia apagasse seus lightsticks durante a performance, e até mesmo o vaiassem. Veja!

@hongsanbf black ocean (kinda) and booed him after every song LMFAOOO it got awfully quiet during his performance #hongsanbf#kcon#kcon2023#kconla#rain♬ original sound - ciel :3

Além de Rain, outros grandes artistas da indústria também já enfrentaram os temidos Black Ocean. Confira alguns!

1. Lovelyz

Sendo o primeiro girlgroup da Woollim Entertainment, o Lovelyz debutou em 2014 com apenas sete das oito integrantes, já que Jisoo não conseguiu estrear devido a boatos maliciosos envolvendo seu nome que passaram a circular na imprensa pouco antes de seu debut. A artista só se uniu ao grupo em 2015, durante as promoções do álbum “Lovelyz8”.

No entanto, alguns fãs não ficaram satisfeitos com a entrada da idol devido à controvérsia e, por isso, realizaram um Black Ocean durante a apresentação do conjunto no festival “Pepsi Concert” no mesmo ano. Apesar desse momento, hoje a situação já foi superada, e o grupo promoveu ativamente com as oito integrantes até o anúncio de sua separação em 2021. Porém, atualmente, o Lovelyz está se planejando para uma reunião comemorativa aos 10 anos de debut.


2. T-ARA

Em 2012, o T-ARA se envolveu em uma forte polêmica onde rumores afirmavam que a ex-integrante Hwayoung teria sido intimidada pelas outras membros, causando sua saída do grupo. A situação gerou indignação em muitos fãs, fazendo com que eles organizassem um Black Ocean durante a performance do girlgroup no “World Conservation Congress K-Pop Nature+ Concert” no mesmo ano.


3. SEVENTEEN

Sendo um dos grandes nomes do k-pop atualmente, o SEVENTEEN já passou por inúmeras dificuldades ao longo de sua carreira. Em 2015, ano de seu debut, o boygroup foi alvo de um Black Ocean sem um grande motivo aparente, conforme repercutido pelo portal Koreaboo.

A situação aconteceu durante a apresentação do grupo na premiação MAMA Awards, quando o conjunto ainda não tinha lançado o “Caratbong”, seu lightstick oficial. Com isso, apesar de alguns fãs de outros artistas mantiveram seus lightsticks acessos para apoiar o grupo novato, boa parte da plateia simplesmente desligou seus lightsticks, gerando o Black Ocean.


4. Girls’ Generation

O Black Ocean do Girls’ Generation é um dos casos mais conhecidos, além de ser considerado um dos primeiros na história do k-pop. A situação aconteceu em 2008, apenas um ano após seu debut, durante o “Dream Concert”, um dos principais festivais de música da Coreia, realizado anualmente.

Naquela época, o grupo enfrentava fortes críticas de fãs de outros artistas da SM Entertainment, empresa responsável por gerenciar a carreira do girlgroup, por sempre serem relacionadas com idols masculinos da agência. Por esse motivo, durante o “Dream Concert”, os fãs de outros grupos desligaram seus lightsticks durante todos os 10 minutos de apresentação do conjunto, além de boatos afirmarem que, durante apresentação, parte do público gritava o nome do Wonder Girls para machucar as integrantes.

Outro forte rumor que repercutiu é que, no mesmo dia, também tenha ocorrido uma briga física entre fãs do Super Junior e do Girls’ Generation, devido às relações entre os artistas.


5. BTS

Quem vê o gigantesco sucesso do BTS hoje em dia, nunca poderia imaginar que o boygroup já enfrentou dois Black Oceans em sua carreira. O primeiro aconteceu em 2016, na premiação Golden Disk Awards, onde, segundo informações divulgadas pelo Koreaboo, teria supostamente sido iniciado por fãs do EXO, devido à rivalidade entre os fãs dos dois grupos na época.

Já o segundo aconteceu no mesmo ano e pelo mesmo motivo, dessa vez na premiação Melon Music Awards, onde a formação se apresentou para uma plateia iluminada apenas pelas “ARMY Bombs”, lightstick oficial do BTS.