Desde a estreia de ‘Branca de Neve e os Sete Anões’ em 1937, os vilões da Disney ocupam papel fundamental nas narrativas animadas do estúdio. Com características marcantes e motivações sombrias, esses personagens se tornaram ícones dos amantes das tramas, ainda que carreguem segredos e curiosidades que muitas vezes passam despercebidos pelo público.
A seguir, a RECREIO reuniu cinco fatos estranhos envolvendo os antagonistas das animações clássicas da Disney. Confira!
1. Primeiras falas de uma animação da Disney
Apesar da princesa Branca de Neve ser a protagonista da primeira animação da Disney, a primeira fala do longa de 1937 foi da Rainha Má.
A vilã, interpretada por Lucille La Verne, abre o filme com a frase “Escravo no Espelho Mágico, venha do espaço mais distante”, consolidando-se como o primeiro personagem a ter uma fala em toda a história da animação do estúdio.
2. Mortes da mesma maneira
Entre diferentes produções, um padrão curioso se repete: a morte por queda. A Rainha Má, Gaston, Claude Frollo, Clayton e Mamãe Gothel são alguns dos vilões que encontram seu fim ao despencar de alturas, uma escolha recorrente nos roteiros da Disney como forma de manter o desfecho visualmente menos explícito para o público infantil.
3. O final alternativo de Gaston
Na versão final de ‘A Bela e a Fera’, Gaston morre após cair de um castelo. No entanto, uma versão inicial previa uma cena mais intensa, na qual o personagem sobreviveria à queda apenas para ser atacado e morto por lobos, em uma sequência semelhante à morte de Scar em ‘O Rei Leão’.
4. Scar em Hércules
Na animação de ‘Hércules’, lançada em 1997, o personagem principal aparece vestindo a pele de um leão durante uma sessão de pintura. A pele, quando jogada no chão, revela ser a de Scar, vilão de ‘O Rei Leão’, mais um dos easter eggs clássicos existentes no universo animado de Walt Disney.
5. Tremaine tem “poderes” diferentes
Ao contrário de outros vilões que usam magia ou força física, Lady Tremaine, madrasta da Cinderela, age por meio da manipulação psicológica. Com atitudes frias e controle emocional, ela impõe medo sem recorrer a encantamentos, tratando a enteada como uma serva de maneira manipuladora ao fazê-la acreditar que as filhas biológicas merecem mais que a protagonista.