5 doramas que falam sobre a história da Coreia do Sul

Protagonizados por V, do BTS, Jisoo, do BLACKPINK, entre outros; descubra cinco dramas baseados em acontecimentos reais da Coreia do Sul

Jung Hae In e Jisoo em pôster de 'Snowdrop' - Divulgação/JTBC

As produções sul-coreanas, tanto no entretenimento musical, o k-pop, quanto nas séries de televisão, vêm desempenhando um papel central na popularização da cultura do país em diferentes partes do mundo. K-dramas, em especial, têm ganhado destaque ao explorar elementos históricos em seus roteiros, abordando desde períodos de guerra e ocupação até transformações sociais mais recentes.

Portanto, conheça cinco doramas ambientados em contextos históricos marcantes da Coreia do Sul e que você precisa adicionar a sua lista!

1. Hwarang

V, do BTS, e Park Seo Joon em “Hwarang” – Reprodução/KBS

Estrelado por Park Seo Joon, V, do BTS, Minho, do SHINee, Park Hyung Sik e Go Ara , ‘Hwarang’ foi lançado em 2016 e se passa durante o Reino de Silla, localizado no sudeste da Península Coreana. A sociedade na época era organizada por um sistema chamado “classificação óssea”, que definia a posição de cada indivíduo com base em sua proximidade com a família real. Foi nesse contexto que surgiu o grupo Hwarang, formado por jovens da elite treinados tanto em artes marciais quanto em disciplinas como filosofia, literatura e religião.

Sinopse: “No período dos Três Reinos na Coreia, um grupo de jovens guerreiros discípulos das artes marciais e dos valores morais encontra amor e amizade em Silla.”

Onde assistir: Viki, Netflix e Kocowa.


2. Snowdrop

Imagem promocional do k-drama ‘Snowdrop’ – Divulgação/JTBC

A série estrelada por Jisoo, do BLACKPINK, e Jung Hae In, se passa no período do Movimento Democrático de junho de 1987, em que estudantes e trabalhadores foram às ruas para exigir eleições diretas e o fim do regime militar do general Chun Doo Hwan. Esse movimento levou à realização das primeiras eleições presidenciais diretas do país em dezembro daquele ano, marcando a transição da Quinta para a Sexta República e o início do processo de redemocratização no país.

A trama de ‘Snowdrop’, que acompanha o relacionamento entre uma estudante universitária e um homem que se revela um espião norte-coreano, se desenrola no contexto dessa instabilidade política e da atuação da Agência de Segurança Nacional, órgão central na repressão aos opositores do regime.

Sinopse: “Na turbulenta Seul de 1987, uma história de amor tem início. Yeong-ro, uma universitária, cuida dos ferimentos de Soo-ho, um estudante de uma universidade de prestígio que um dia entra no dormitório feminino, apesar do perigo e da constante vigilância.”

Onde assistir: Disney+.


3. Pachinko 

Cena de ‘Pachinko’ (2022) – Reprodução/Apple TV

Trazendo Lee Minho Kim Min Ha como protagonistas, o primeiro drama totalmente produzido pela Apple TV, ‘Pachinko’, é baseado no livro da escritora coreano-americana Min Jin Lee, e é ambientada durante o domínio japonês sobre a Península Coreana, iniciado oficialmente em 1910 com o Tratado de Anexação Japão-Coreia, que obrigou o imperador Gojong a ceder seu poder ao império japonês.

A ocupação, que durou até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, foi marcada por medidas repressivas como o trabalho forçado, censura cultural, apagamento da identidade coreana e violência sistemática contra a população local. Portanto, a série mostra as consequências desse período na vida dos personagens, destacando a exclusão enfrentada por imigrantes coreanos no Japão.

Sinopse: “Esta saga arrebatadora narra as esperanças e sonhos de uma família de imigrantes coreanos ao longo de quatro gerações, ao deixar sua terra natal em uma busca indomável para sobreviver e prosperar.”

Onde assistir: Apple TV.


4. Mr. Sunshine

Imagem promocional de ‘Mr. Sunshine’ – Divulgação/Netflix/tvN

A Batalha de Ganghwa, ocorrida em junho de 1871, foi um confronto entre a Coreia da dinastia Joseon e os Estados Unidos durante a expedição americana à Coreia, motivada pelo desaparecimento do navio General Sherman. O conflito teve início após a marinha coreana atacar navios dos EUA que tentavam resgatar marinheiros, alegando violação territorial.

Esse evento histórico é o cenário principal do drama ‘Mr. Sunshine’ estrelado por Lee Byung Hun e Kim Tae Ri, que também aborda o governo do Imperador Gojong, o Tratado de Eulsa e tensões que precederam a ocupação japonesa da Coreia.

Sinopse: “Em 1871, um jovem coreano é levado para os EUA a bordo de um navio de guerra. Anos depois, ele retorna à Coreia como soldado americano e se apaixona por uma nobre.”

Onde assistir: Netflix.


5. Reply 1988 

Imagem promocional de “Reply 1988” – Reprodução/tvN

‘Reply 1988’ que traz Park Bo Gum, Hyeri, Ryu Jun Yeol, Ko Gyung Pyo e Lee Dong Hwi em seu elenco, se passa durante os Jogos Olímpicos de 1988, realizados em Seul, capital da Coreia do Sul. Essa foi a primeira vez que o país sediou um evento esportivo global e ajudou na globalização da cultura do país na época.

Sinopse: “Vamos voltar no tempo até o final dos anos 1980 com este drama leve e divertido, que acompanha o dia a dia de cinco adolescentes e suas famílias em um bairro de Seul.”

Onde assistir: Viki e Netflix.