Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Entretenimento / Pocahontas

5 diferenças entre a história real e o filme de Pocahontas

Descubra algumas das principais diferenças entre a história verdadeira e a animação de Pocahontas, princesa da Disney que existiu na vida real

Redação Publicado em 23/06/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'Pocahontas' (1995) - Reprodução/Disney
Cena da animação 'Pocahontas' (1995) - Reprodução/Disney

Uma índia nativo-americana se apaixona por um colono inglês e, superando as diferenças, o ajuda a acabar com a disputa dos dois povos pelo território da tribo: essa é a trama apresentada em ‘Pocahontas’, filme animado da Disney lançado em 1995, há exatos 29 anos, inspirado na história real de Amonute (também conhecida como Matoaka), jovem nascida em 1596, filha do líder Powhatan. 

Ainda que apresente muitos pontos fiéis à trajetória de Amonute, por ser uma produção que adapta um acontecimento real para as telonas, existem algumas diferenças que podem ser encontradas entre o que realmente aconteceu e o enredo da animação. Por isso, listamos abaixo 5 diferenças entre a história real e o filme de Pocahontas. Confira!

1. A forma como Pocahontas e John Smith se conheceram 

Pocahontas e John Smith
Crédito: Reprodução/Disney

O longa-metragem de Eric Goldberg e Mike Gabriel mostra que Pocahontas e John Smith se conhecem quando os colonos chegam à costa, se encontrando próximo a uma cachoeira. Diferente disso, a história de Amonute revela que ela e Smith se conheceram meses após a chegada dos colonos, quando a garota acaba por salvar a vida dele, já que Smith havia sido capturado e levado a aldeia, onde seria morto pelo pai da menina.


2. As idades

Pocahontas e John Smith
Crédito: Reprodução/Disney

No filme da Disney, Pocahontas tinha 18 anos, enquanto John Smith tinha 20. Fora da ficção, a garota tinha por volta de 10 a 12 anos de idade, enquanto Smith possuía cerca de 27 anos quando se conheceram. Além disso, não houve nenhum relacionamento amoroso entre os dois na vida real.


3. A relação com Jamestown

Ao contrário do que é apresentado na animação, Pocahontas não era uma visita indesejada em Jamestown. Na verdade, conforme apurado pelo ScreenRant, a garota ia ao local com certa frequência, levando alimentos para os colonos, além de ter sido figura importante para a diplomacia e a paz entre os dois povos.


4. Relacionamento com Kocoum

Pocahontas e Kocoum
Crédito: Reprodução/Disney

Fora da animação, Amonute realmente se casou com Kocoum. Ainda assim, pouco se sabe sobre o homem e o relacionamento vivido entre os dois, ainda que, de acordo com informações divulgadas pela Time, ela tenha vivido ao lado dele antes de conhecer John Rolfe, britânico com quem ela oficializou seu matrimônio em 1614, sendo o primeiro casamento entre um nativo-americano e um europeu já registrado.


5. A convivência com John Smith

Apesar de John Smith surgir como uma figura gentil na animação, na vida real, a cortesia foi deixada de lado em alguns momentos. Segundo o ScreenRant, quando a fome apertava, os colonos não mediam a violência, e distribuíam saques e incêndios nas aldeias, aumentando o clima hostil entre os colonos e o povo Powhatan.