Entretenimento / Chespirito: Sem Querer Querendo

5 curiosidades sobre o Chespirito para saber antes de assistir ‘Chespirito: Sem Querer Querendo’

Descubra 5 curiosidades sobre Roberto Bolaños, criador do Chaves e Chapolin Colorado, antes de assistir 'Chespirito: Sem Querer Querendo'

5 curiosidades sobre o Chespirito para saber antes de assistir 'Chespirito: Sem Querer Querendo' - Divulgação/Televisa/Rodrigo Varela/WireImage/GettyImages

Esta quinta-feira, 05, se iniciou com um presente aos fãs de Chaves, ao que foi lançado o primeiro episódio da série seguindo a trajetória de vida de Roberto Gomez Bolaños. Estrelada por Pablo Cruz, o seriado chamado ‘Chespirito: Sem Querer Querendo’ teve o roteiro assinado pelos filhos do ator, Roberto Gómez Fernández e Paulina Gómez Fernandez, sendo dirigida por David “Leche” Ruíz.

Portanto, a RECREIO separou cinco curiosidades sobre o icônico artista mexicano para você conhecer antes de assistir ‘Chespirito: Sem Querer Querendo‘, disponível na Max.

1. De onde surgiu o apelido Chespirito?

Conhecido mundialmente como ‘Chespiro’, a história por trás do apelido é ainda mais interessante. Acontece que ele surgiu por causa de Agustín Porfirio Delgado, produtor cinematográfico, que ficou encantado com as habilidades de Roberto Gomez Bolaños na criação de roteiros e sua maneira única de contar histórias, passando a chamá-lo de “Pequeno Shakespeare”. 

Assim, a expressão acabou sendo adaptada para o espanhol como Shakespearito, depois Chekispirito, até se consolidar como é conhecido atualmente, Chespirito, que mais tarde se tornou o nome do seriado icônico da Televisa.


2. Os personagens com “ch”

Roberto Gómez Bolaños como Chaves e Chapolin Colorado – Reprodução/Televisa

 

Os fãs já notaram uma marca registrada em todas suas obras que é a utilização do dígrafo “ch” no nome dos personagens, como é o caso de Chapolin Colorado, Chaves, Chiquinha, Dr. Chapatín, Chaparrón Bonaparte, Chimoltrufia e Chompiras. 

O falecido ator já contou em entrevista que tudo aconteceu por acaso, dizendo que, após receber o apelido de Chespirito por Delgadoele criou o doutor Chapatín, e então as coincidências foram continuando. “Para o Chapolin Colorado eu buscava uma palavra regional, ‘Chapulín’ (gafanhoto, em espanhol) vem do Náhuatl, o idioma dos astecas. Depois o Chaves, porque da Espanha vieram os chavalos, os meninos. E quando me dei conta da coincidência, continuei dando os outros nomes da mesma maneira”, disse o astro (Via BBC).


3. Início “sem querer querendo”?

Seu início no mundo das telas aconteceu quase que por acaso, ao que, na década de 1950, o ator viu um anúncio no jornal para trabalhar como aprendiz de produtor de rádio e TV em uma agência de publicidade.

Ao chegar, encontrou uma fila enorme e, buscando alternativas, percebeu que havia outra fila bem menor destinada à vaga de estagiário de redação. Mesmo que essa não fosse sua primeira opção, decidiu tentar e, sem querer querendo, deu início a uma das carreiras mais marcantes da TV latino-americana.


4. Outras profissões?

Roberto Gómez Bolaños como Chapolin Colorado – Divulgação/ Televisa

 

Poucos sabem, mas antes de seguir na carreira artística, Bolaños chegou a cursar engenharia mecânica na Universidade Nacional Autônoma do México. A decisão foi influenciada por seus tios que atuavam na área, mas ele nunca concluiu a graduação e muito menos exerceu a profissão. 

Outro fato curioso é que, na adolescência, ele também realizou o sonho de ser boxeador amador, chegando a vencer um campeonato, porém não seguiu no esporte, mas com certeza utilizou o que sabia em alguns episódios de ‘Chapolin Colorado’.


5. Sua primeira série

Sua primeira série de TV surgiu em 1968 e se chamava ‘O Cidadão Gómez‘ (El ciudadano Gómez). A produção contava a história de um homem que havia perdido a memória, mas não conquistou o público e acabou sendo cancelada após um episódio piloto e 12 episódios exibidos.

Apesar disso, o fracasso inicial não impediu Roberto Bolaños de construir uma carreira de sucesso e criar alguns dos personagens mais amados da história da televisão latina.