Celebrando 29 anos de lançamento em 2024, confira alguns fatos curiosos sobre a franquia de 'Toy Story' que talvez você não sabia
Publicado em 03/11/2024, às 09h00 - Atualizado em 07/11/2024, às 11h09
No ano de 1995, o estúdio Pixar entrou para a história da indústria cinematográfica ao lançar seu primeiro longa-metragem, “Toy Story”, filme em parceria com a Disney considerado o pioneiro entre as animações produzidas inteiramente por um computador.
Liderada porJohn Lasseter, a produção que apresenta o cowboy Woody e o patrulheiro espacial Buzz Lightyear foi indicado à três categorias durante a 68ª edição do Oscar, a principal premiação do cinema internacional: Melhor Trilha Sonora, Melhor Canção (You've Got a Friend in Me) e Melhor Roteiro Original, marcando a primeira vez em que uma animação é indicada a essa categoria, além de dar ao diretor o Oscar de Conquista Especial devido à inovação com o longa.
Em 2024, “Toy Story” celebra 29 anos de sucesso e, para comemorar, a RECREIO separou uma lista com 5 curiosidades sobre a franquia que talvez você ainda não saiba. Confira!
Uma das frases mais memoráveis dos filmes de “Toy Story” é dita ainda no primeiro longa da franquia, onde Woody grita para Buzz “Você… É… Um… Brinquedo!”. O que muitos não sabem é que, conforme repercutido pela Rolling Stone Brasil, ela quase se tornou o título da produção. Além disso, outro nome que também foi considerado é “O Cowboy e o Astronauta”.
Segundo informações do site da Academia de Cinema, o Oscar, em 1991, quando a Pixar e a Disney firmaram um acordo para a produção do primeiro longa-metragem do estúdio, o roteiro do projeto foi inspirado em um curta lançado três anos antes, “Tin Toy”, obra que acompanha um brinquedo de lata que, inicialmente, tinha medo de brincar com crianças, porém, acaba percebendo que ficar sem ser utilizado não é legal.
Até os dias atuais, a Pixar é reconhecida por sempre incluir inúmeros easter eggs em suas produções — e essa prática é realizada desde o lançamento de seu primeiro longa. Isso porque, em “Toy Story”, os livros no quarto de Andy não possuem títulos de obras literárias reais, mas sim de curtas-metragens lançados pelo estúdio — incluindo “Tin Toy”.
Já imaginou como seria “Toy Story” sem Woody como um cowboy? Hoje, pensar nessa possibilidade pode ser muito difícil — mas isso quase aconteceu. Isso porque, de acordo com a própria Disney, nos desenhos iniciais da produção, o brinquedo favorito de Andy seria, na verdade, um vaqueiro ventríloquo.
Barbie, a boneca mais famosa do mundo, também faz participação na franquia de “Toy Story”, surgindo a partir do segundo filme. No entanto, a ideia inicial da produção era que ela participasse da trama desde o início, sendo o par romântico de Woody. Infelizmente, o plano acabou não dando certo, já que a Mattel não liberou os direitos autorais para a inclusão da boneca, pois não queria que ela tivesse uma personalidade definida. A empresa só concordou com sua participação após ver o sucesso do primeiro filme, fazendo com que ela entrasse na sequência, e Ken fosse incluído no terceiro longa.
Leia também: 5 coisas que não fazem sentido em 'Toy Story'