Antes de conferir 'Abracadabra 2', descubra os fatos que envolveram a produção e os bastidores do primeiro filme
Dia de halloween, três bruxas icônicas e um grupo de amigos curiosos: essa é a combinação que tornou ‘Abracadabra’, filme lançado em 1993, um dos grandes clássicos produzidos pela Disney. Responsabilidade que gerou até mesmo a produção de uma continuação.
Abrindo a temporada de halloween, as Irmãs Sanderson vão voar uma vez mais. 🧹
— Disney+ Brasil (@DisneyPlusBR) September 9, 2022
#Abracadabra2, um Filme Original, em 30 de setembro no #DisneyPlus. #D23Expopic.twitter.com/TwWBeIZvvT
A sequência que acompanha Winfred, Sarah e Mary Sanderson, interpretadas por Bette Midler, Sarah Jessica Parker e Kathy Najimy tentando causar o caos na cidade de Salém pela segunda vez, deve chegar ao Disney+ em 30 de setembro, mas, enquanto o novo longa não chega, se prepare para o grande lançamento descobrindo 5 curiosidades sobre as gravações e os bastidores do primeiro filme.
Abracadabra é situado no halloween de 1993, data que deveria cair em um dia comum da semana, visto que na trama, Max Dennison, sua irmã Dani e sua nova amiga Allison vão para a escola e, só após as aulas, é que decidem visitar uma casa abandonada, a qual eles não sabiam que era habitada pelas irmãs Sanderson. No entanto, o dia 31 de outubro daquele ano caiu em um domingo, o que significa que não deveria haver aula para as crianças naquele halloween.
O zumbi Billy Butcherson, interpretado por Doug Jones, protagoniza uma das cenas mais icônicas do filme, vista quando ele abre a boca e saem mariposas de dentro dela — mas, e se eu te disser que não eram efeitos especiais?
Os insetos vistos naquele momento eram reais, conforme explicou o maquiador Tony Gardner em entrevista ao site Blood Disgusting. Segundo o profissional, ele criou um sistema para manter os animais dentro da boca do ator que permitiam que eles fossem liberados ao tossir.
Além fazer parte de uma família de bruxas na ficção, é possível que Sarah Jessica Parker, a intérprete de Sarah Sanderson, seja parente de uma bruxa na vida real.
A informação veio à tona em 2010, no programa Who do You Think You Are, que investigava a árvore genealógica de famosos. Durante a análise, ela descobriu que Esther Elwell, uma mulher considerada bruxa nos julgamentos da cidade de Salém, era uma parente distante.
‘Abracadabra’ não foi a primeira opção de título para o filme. A ideia inicial era que o longa fosse mais sombrio, e a produção fosse chamada de ‘Halloween House’ (algo como 'A Casa do Halloween', em tradução livre). No entanto, após edições e novas versões de enredo, a obra acabou ganhando um tom mais voltado ao público infantil, assim o nome que conhecemos hoje surgiu para melhor se adequar.
Sarah Jessica Parker confessou em entrevista ao 'The Late Show with Stephen Colbert', que adorava as cenas em que voava com uma vassoura. Além disso, contou que, até mesmo durante seus intervalos, permanecia lá no alto tranquilamente lendo um jornal.