Descubra fatos curiosos que envolvem a criação de Sininho por JM Barrie, e adaptação da personagem para as animações Disney
Sendo a grande protagonista do Disney Fairies, a franquia dedicada às fadas da Disney, Sininho, também conhecida mundialmente como Tinker Bell, surgiu através da animação “Peter Pan”, lançada no ano de 1953, responsável por adaptar a peça teatral de JM Barrie, e o romance que conta a história do menino que nunca cresce.
O sucesso da personagem foi tanto, que anos depois ela estrelaria sua própria franquia de filmes que, atualmente, conta com seis títulos:
Além disso, Sininho teve sua imagem associada a novas histórias nas páginas e presença garantida em parques temáticos e artigos colecionáveis, sendo figura importante na infância de diversas crianças ao redor do mundo há várias gerações.
Ainda que seja mundialmente conhecida, existem alguns detalhes por trás da história de Sininho que muitos fãs podem desconhecer. Pensando nisso, a RECREIO reuniu uma lista com 5 curiosidades que você não sabia sobre a personagem; confira!
Como é Sininho? Não é preciso muito esforço para lembrar que a personagem é uma fada loira de olhos azuis, que se enfurece facilmente e sempre usa seu clássico vestido verde.
A imagem, que é conhecida há mais de 70 anos entre os amantes das animações da Disney, na verdade, é uma criação de Walt Disney, já que Berrie descreve Sininho como um espírito de luz, sem forma e sem face, como explicado pela revista Veja.
Para criar o visual de Sininho, o estúdio se inspirou em uma pessoa da vida real: Ginni Mack, artesã do 'Paint Lab' da Disney à época, como explicado pelo portal UOL.
As Disney fans celebrate the 70th anniversary of #PeterPan's release this week, let's remember Ginni Mack, an Ink & Paint artist for the @disneystudios for many years, who also served as one of the models for Tinker Bell. She passed away in 2017 at the age of 90. pic.twitter.com/NdzBr7Jin8
— Shawn (@spfarrelltweets) February 6, 2023
Além disso, os movimentos de Sininho ganharam forma através da dançarina e atriz Margaret Kerry, que deu vida as cenas da fada em cenários enormes, a fim de ajudar os animadores a recriar as mesmas ações nas telonas.
Margaret Kerry the live action model used to animate Tinker Bell acting out scenes as the petite pixie in Peter Pan. #behindthescenes#filmmakingpic.twitter.com/3YLPjNXNUW
— Sluts and Guts (@sluts_guts) November 21, 2021
O pó mágico de Sininho não era usado para ajudar Peter Pan e os Garotos Perdidos a voar na primeira versão publicada como parte de uma série de contos da história. Segundo a Veja, a função só foi atribuída depois de relatos de crianças se machucarem após tentativas de copiar as mesmas ações dos personagens.
O Screenrant explica ainda que, antes da mudança, o enredo explicava que para voar, era necessário apenas “pensamentos felizes”.
Na animação, Sininho revela o paradeiro de Peter Pan ao Capitão Gancho apenas após ser aprisionada e chantageada pelo vilão.
O momento, no entanto, é bem diferente originalmente, já que, nessa versão, Sininho é quem vai atrás de Gancho para entregar Peter Pan após sofrer diversas ofensas do garoto.
Sininho já foi homenageada com uma estrela na calçada da fama! Segundo o UOL, isso aconteceu em 21 de setembro de 2010.