'Castelo Rá-Tim-Bum' está completando 30 anos nesta quinta-feira, 09; celebre a data descobrindo os detalhes que fizeram parte da criação do programa!
Publicado em 09/05/2024, às 11h51
Uma das produções mais amadas de todos os tempos completa hoje, 09, 30 anos de lançamento: 'Castelo Rá-Tim-Bum'! Lançada neste mesmo dia e mês no ano de 1994, o programa, criado por Cao Hamburguer e Flávio Souza, foi exibido pela TV Cultura e contou ao todo com 90 episódios.
A trama acompanha as aventuras que Nino, um jovem aprendiz de feiticeiro de 300 anos que mora no castelo de seus tios, vive ao lado de seus três novos amigos, Pedro, Biba e Zequinha, visto que, ao explorarem o local juntos e receberem visitas inesperadas, sempre desvendavam coisas curiosas. Mais que diversão, Nino também tem que lidar com o Dr. Abobrinha, que sempre encontra um jeito novo de tentar enganá-los a fim de conquistar seu objetivo: derrubar o castelo.
Mesmo décadas após o lançamento, as histórias, quadros educativos e músicas apresentadas no 'Castelo Rá-Tim-Bum' permanecem na lembrança daqueles que cresceram assistindo ao programa, e em celebração a essa nostalgia, a RECREIO reuniu 10 coisas que você precisa saber sobre o título; confira!
No programa, todos os cantos do castelo acabam sendo explorados, visto que é mostrado até mesmo o que acontece em um dos lustres do lugar. Ainda assim, a ideia original acrescentava outros cenários, como uma vila e uma escola, mas estas ideias que ampliariam o universo da história acabaram sendo descartadas por serem muito caras para executar, como explicado pela revista Superinteressante.
Nada de 'Castelo Rá-Tim-Bum'! No início, dois nomes foram pensados para o programa: Castelo do Doutor Victor ou Castelo Encantado. No entanto, os nomes não foram escolhidos por uma exigência da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), visto que a entidade havia patrocinando 'Rá-Tim-Bum' (1990), e devido ao enorme retorno institucional, queriam manter o título.
A planta original do castelo não tinha o quarto de Nino. O ambiente foi planejado depois e, por falta de espaço no estúdio, foi necessário encaixar no único local disponível: embaixo da escada.
Cabeludo e malvado, Mau é o monstro roxo que habita os encanamentos do castelo. O personagem ganhou nove versões, em cinco materiais diferentes até que fosse definido o visual que o público pode conhecer através das telinhas.
Gêmeos, Tap e Flap são um par de botas marrons que usam óculos escuros e não conseguem falar de outro jeito se não rimando. Os personagens viviam caindo e, por esse motivo, tinham “dublês” para a execução dessas cenas, ou seja, fantoches sem componentes eletrônicos, já que as versões originais poderiam ser estragadas durante as quedas.
Tchau preguiça, tchau sujeira, adeus cheirinho de suor! A música "Banho é bom" é, sem dúvida, a mais popular de 'Castelo Rá-Tim-Bum'. A faixa é cantada pelo ratinho azul, personagem criado em stop motion que deveria estrelar 16 esquetes, mas que devido ao custo para realizar produções com essa técnica, acabou ganhando apenas 4, já que, para cada uma delas, a equipe desembolsou US$ 3 mil.