Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio

5 atos malignos cometidos pelos vilões da Disney

Confira alguns dos atos terríveis já cometidos por vilões memoráveis de clássicas animações lançadas pela Walt Disney Animation Studios

por Daniela Bazi

Publicado em 01/02/2025, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena da animação 'O Corcunda de Notre Dame' (1996) - Reprodução/Disney
Cena da animação 'O Corcunda de Notre Dame' (1996) - Reprodução/Disney

Responsáveis por marcar a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo há mais de 100 anos, as animações da Disney são reconhecidas por suas histórias que, além de contar com momentos divertidos e engraçados, também passam importantes lições ao público.

Muito mais do que apenas histórias de amor, com príncipes, princesas e fadas, as produções também contam com vilões memoráveis, capazes de fazer grandes atrocidades para satisfazer seu próprio ego, mostrando que o mundo nem sempre é composto apenas por pessoas boas.

Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista com cinco atos malignos que já foram cometidos pelos vilões da Disney; confira!

1. O Cocheiro vender crianças em “Pinóquio”

Cena da animação 'Pinóquio' (1940)
Cena da animação 'Pinóquio' (1940) - Reprodução/Disney

Lançado em 1940, em “Pinóquio”, o Cocheiro surge inicialmente se passando como uma pessoa legal, atraindo as crianças por meio de seu parque temático conhecido como Pleasure Island, o retratando como um local perfeito para os pequenos. No entanto, enquanto as crianças estão distraídas com as brincadeiras, elas acabam sendo transformadas em burros e vendidas pelo homem para realizar mão de obra escrava.


2. Shan Yu invadir e queimar aldeias em “Mulan”

Shan Yu, vilão de "Mulan" (1998)
Shan Yu, vilão de "Mulan" (1998) - Reprodução/Disney

Além de possuir uma aparência tenebrosa, Shan Yu, de “Mulan”, também realiza atos horríveis. Enquanto se encaminha para a cidade imperial com o intuito de sequestrar o Imperador da China, o vilão faz questão de deixar seu rastro invadindo e destruindo as vilas em que passava, ateando fogo nas casas e destruindo famílias inocentes completas. Foi em uma dessas invasões que ele matou o pai do general Shang, futuro par romântico de Mulan.


3. A perseguição de Frollo com o povo cigano em “O Corcunda de Notre Dame”

Cena da animação 'O Corcunda de Notre Dame' (1996)
Cena da animação 'O Corcunda de Notre Dame' (1996) - Reprodução/Disney

Frollo é considerado por muitos como um dos vilões mais maléficos e assustadores da Disney. Durante a trama de “O Corcunda de Notre Dame”, ele deixa claro seu desprezo pelo povo cigano, matando e perseguindo inúmeras pessoas inocentes por décadas apenas por serem ciganas, movido por seu fanatismo religioso.


4. Ratcliffe desmatar e iniciar uma guerra por lucro em “Pocahontas”

Cena da animação 'Pocahontas' (1995)
Cena da animação 'Pocahontas' (1995) - Reprodução/Disney

Ao chegar na América, o governador John Ratcliff, de “Pocahontas”, logo obriga sua tripulação a explorar as riquezas do local, derrubando inúmeras árvores para construir sua base. Além disso, quando ele passa a acreditar que a tribo Powhatan poderia estar escondendo ouro, ele decide iniciar uma guerra apenas para conseguir conquistar a fortuna.


5. Scar matar o próprio irmão em “O Rei Leão”

Cena da animação 'O Rei Leão' (1994) - Reprodução/Disney
Cena da animação 'O Rei Leão' (1994) - Reprodução/Disney

Logo no início de “O Rei Leão”, fica claro o quanto Scar despreza seu irmão mais novo, Mufasa, apenas pelo fato dele ter se tornado rei. Com isso, cansado de ser tratado como uma segunda opção, ele decide se livrar do monarca e cria uma armadilha onde consegue matá-lo com suas próprias mãos, em uma cena que traumatizou gerações. Mostrando ser ainda mais sádico, o leão ainda faz com que seu sobrinho, Simba, acreditasse que ele fosse o verdadeiro responsável pela morte do próprio pai.