Os vilões são parte importante de toda trama cinematográfica — principalmente nas animações. Isso porque são eles os personagens responsáveis por fazer de tudo para atrapalhar os planos dos mocinhos e protagonistas, sendo geralmente movidos por ideologias radicais e maléficas.
Na história do cinema, já fomos apresentados a grandes antagonistas animados, como Malévola, Rainha Má, Lady Tremaine, Cruela De Vil, Gaston, Capitão Gancho, Lotso, Pete Fedido e muito mais. Porém, alguns longas também já apresentaram enredos que, conforme repercutido pelo ScreenRant, não contam com um vilão principal. Conheça alguns na lista abaixo!
1. Soul
Em “Soul”, acompanhamos a jornada emocional de Joe Gardner e a alma 22, que possuem ideias conflitantes sobre o retorno para a Terra. Na história, o personagem que mais se assemelha a um vilão é Terry, que não possui intuições maléficas e só está realizando seu trabalho, além de possuir um papel pequeno na produção.
2. Divertida Mente 2
Lançado neste ano, em “Divertida Mente 2”, Riley precisa lidar com a chegada de novas emoções após o início da puberdade. Com isso, Ansiedade acaba realizando um enorme caos na sala de controle, devido ao medo de que tudo dê errado no ensino médio. Apesar bagunçar a cabeça da adolescente, a personagem revela no final do filme que não teve suas atitudes por maldade, e que ela não era ruim, mas sim fez porque acreditava serem as melhores decisões para a menina.
3. Procurando Nemo
Ao longo de “Procurando Nemo”, Marlin precisa enfrentar inúmeros desafios para conseguir encontrar seu filho Nemo, onde muitas vezes acaba encontrando apenas pequenos antagonistas, que não ganham o cargo de grandes vilões devido ao seu pouco tempo de tela, como o tubarão Bruce.
4. Procurando Dory
Seguindo a mesma premissa de “Procurando Nemo”, em “Procurando Dory” não encontramos um vilão principal, apenas pequenos obstáculos que proporcionam mais emoção à trama, que gira em torno da busca de Dory por seus pais.
5. Carros
Em “Carros”, Chick Hicks era o principal oponente do protagonista Relâmpago McQueen — mas a desavença entre os dois se resume apenas à competição de corrida. Ao longo do filme, quando o McQueen vai para Radiator Springs, o foco muda para o desenvolvimento do personagem principal, fazendo com que Hicks não possa assumir o cargo de grande vilão.