Dicas para construir um texto que vai conquistar os avaliadores
O texto dissertativo-argumentativo, que defende uma ideia com argumentos, opinião e explicações fundamentadas, costuma ser o mais cobrado em provas de redação dos vestibulares e no Enem. Resumidamente, o texto dissertativo-argumentativo divide-se em três etapas:
Confira abaixo mais dicas para estruturar o seu texto e alcançar a nota máxima!
O título é a carteira de identidade do texto e deve conter, de forma concisa, a ideia central do texto, de forma sedutora e natural. Use com equilíbrio trocadilhos e recursos poéticos. Títulos genéricos como “As eleições no Brasil”, além de não serem atraentes, não delimitam o tema. Vale a pena “praticar” títulos, mesmo quando o modelo de prova que você fará não o exigir.
Nenhuma prova de redação a exige. No entanto, atribui elegância intelectual ao texto. Prefira versos da MPB ou de poemas, trocadilhos bem feitos, provérbios e citações que não pertençam ao senso comum etc. Em tempo: não se esqueça das aspas e da referência ao autor (Carlos Drummond de Andrade, provérbio popular nordestino etc.).
Exemplos compõem a argumentação. Deve-se evitar, portanto, apenas citá-los, ou simplesmente fazer listas, sem que haja análise ou ao menos concatenação minimamente clara com o que se pretende expor e/ou provar.
Referências pontuais, linhas do tempo e outros procedimentos fortalecem a argumentação, à medida que demonstram conhecimento e leitura abrangente, diacrônica sobre o tema. Referências temporais ou de conteúdo incorretas devem ser evitadas. Já as referências temporais abrangentes ou aproximadas (desde que claramente anunciadas, e não para maquiar imprecisões ou “enganar” o leitor) não contaminam a argumentação.
Uma constatação não deve ser confundida com senso comum ou lugar comum, sendo fruto da observação crítica do autor do texto.
Aqui também, como no caso da exemplificação, deve-se evitar fazer listas, sem que haja análise ou ao menos concatenação minimamente clara com o que se pretende expor e/ou provar.
Em ambos os casos, deve-se evitar a simples citação, sem comentários, sem análise. Tanto o testemunho quanto o argumento de autoridade não são meros enxertos ou mesmo soluções para argumentações fracas. Ao contrário, devem fortalecer a argumentação do autor do texto, ou seja, você.
Apoia-se em dados, fatos comprovados, pesquisas, estatísticas.
Por meio do percurso de causa e efeito, visa convencer (no caso de uma prova/de um concurso, não necessariamente persuadir) o leitor de que se tem razão.
Trata-se de proposições universalmente aceitas, as quais, entretanto, não devem ser confundidas com o senso comum e precisam ser comprovadas.
Mais adequada para textos expositivos, consiste em resumir/sintetizar/condensar as ideias apresentadas/defendidas no texto.
Sem apelar para a redundância/repetição da tese, confirma a ideia central, isto é, a tese apresentada no início do texto.
A partir das questões levantadas na discussão, propõe encaminhamentos, isto é, possíveis soluções para essas mesmas questões. Não se trata de soluções alheias à realidade, muito menos desconectadas do que foi discutido/apresentado no texto.
A pergunta retórica deve suscitar a reflexão do leitor, e não jogar para ele a responsabilidade de encaminhar possíveis soluções para o que foi discutido/apresentado no texto.