Recreio
Busca
Facebook RecreioTwitter RecreioInstagram Recreio
Corpo Humano / Chadwick Boseman

Entenda o que é o câncer de cólon, doença que afetou Chadwick Boseman, o Pantera Negra

Em entrevista exclusiva para a Recreio, a professora de Biomedicina Janaína Silva explicou mais sobre a doença que afetou Chadwick Boseman

Redação Publicado em 17/11/2022, às 17h53

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Chadwick Boseman na premiere de Pantera Negra em 2018 - Tim P. Whitby/Getty Images
Chadwick Boseman na premiere de Pantera Negra em 2018 - Tim P. Whitby/Getty Images

Na última semana, chegou aos cinemas o tão esperado filme da Marvel Studios “Pantera Negra 2: Wakanda Para Sempre”. O filme acompanha a Rainha Ramonda, Shuri, M'Baku, Okoye e as Dora Milaje protegendo a nação africana após a morte do rei T'Challa e os diversos ataques que Wakanda passa a sofrer.

O longa, além de passar o manto do herói de Wakanda para outra figura importante, também continua o legado de Chadwick Boseman, ator responsável por interpretar o Pantera Negra desde a introdução do personagem no MCU, e que faleceu no ano de 2020 após uma batalha de quatro anos contra o câncer de cólon.

Durante o filme, inúmeras homenagens são feitas ao ator que foi responsável por dar vida a T’Challa, o rei de Wakanda. Mas, você sabe o que realmente é o câncer de cólon?

Em entrevista para a Recreio, a professora do curso de Biomedicina da Estácio, Janaína Silva, explicou um pouco mais sobre o que é a doença, suas causas, como prevenir e detalhes sobre o tratamento. Confira!

Recreio: O que é o câncer de cólon? A doença apresenta sintomas na fase inicial?

Janaína Silva: O câncer de cólon, ou câncer colorretal, é um tumor maligno que se desenvolve no intestino grosso, que pode compreender o cólon e sua porção final, o reto. Pode não apresentar manifestação clínica em seu início, por isso, alguns sinais devem ser observados, como episódios frequentes de diarreia ou constipação, presença de sangue nas fezes, cansaço e fadiga, sensação de intestino não esvaziado após a evacuação, dor abdominal ou inchaço abdominal.

Recreio: O que influencia o câncer de cólon?

Janaína: Muitos estudos apontam que dietas ricas em bebidas alcoólicas, alimentos embutidos e ultra processados, além de carne vermelha em excesso, podem acarretar o desenvolvimento da doença. Além disso, a obesidade tem sido um fator recorrente de associação ao câncer de cólon, além da idade (acima de 50 anos), consumo podre de frutas e vegetais. O sexo dos indivíduos também influencia essa premissa. Em sua maioria, homens tem maior probabilidade de desenvolver a doença.

Recreio: Qual seria a melhor maneira de prevenir o câncer de cólon?

Janaína: A melhor maneira de prevenir o câncer de cólon é manter uma dieta rica em frutas e vegetais, além de evitar o consumo elevado de alimentos embutidos como salsichas, salames, presuntos etc. Muitos outros estudos apontam que a atividade física regular pode reduzir o risco para alguns tipos de câncer, como no caso do câncer de cólon, por isso, adquirir um estilo de vida saudável é muito importante para a prevenção da doença. Além disso, o exame de colonoscopia é importante para a verificação de algum pólipo, que pode se desenvolver e causar a doença. Geralmente os exames são feitos a partir dos 40 anos de idade, tanto para homens quanto para mulheres.

Recreio: Como funciona o tratamento?

Janaína: O tratamento é geralmente feito através de cirurgia, seguida de radioterapia e quimioterapia, para diminuir a possibilidade de recidiva, ou seja, retorno do tumor. É importante ressaltar que a estratégia de tratamento depende da localização e tamanho do tumor. A descoberta da doença na fase inicial aumenta as chances de cura.