Entenda como esse ingrediente faz os bolos e pães aumentarem de tamanho
Parece mágica: uma simples bolinha de massa vira um pão fofo e saboroso. E uma pequena porção de massa de bolo aumenta de tamanho e produz um bolo alto e cheio de furinhos. Na verdade, o segredo é o fermento, que faz as massas crescerem.
Há dois tipos de fermento, o biológico e o químico, que funcionam de formas diferente. Saiba mais sobre eles e entenda como fazem seu trabalho na cozinha.
Fermento biológico
Utilizado em massa de pães, panetones e pizzas, ele é natural e é formado por fungos, chamados Saccharomyces cerevisiae, que têm apenas uma célula. Esse tipo de fermento é misturado aos outros ingredientes — depois, a massa precisa descansar. Enquanto isso, os fungos se alimentam do açúcar que está presente na mistura.
Durante a digestão, eles liberam um tipo de álcool e gás carbônico. O gás faz com que a massa se expanda e fique com furinhos e textura fofa. É assim que o pão cresce. Já o álcool e outras substâncias liberadas pelos fungos em menor quantidade dão sabor para a massa. Quando a mistura vai para o forno, os microorganismos morrem, porque o calor é muito intenso, mas os furinhos permanecem.
Fermento químico
Muito usado no preparo de bolos, ele é feito de bicarbonato de sódio e outras substâncias químicas que ficam ácidas ao serem aquecidas ou ao entrarem em contato com líquidos.
Quando entra em contato com a água, leite ou suco usados numa receita, ocorre uma reação química, que produz gás carbônico. Esse gás fica preso em pequenos buracos que se formam na massa.
No forno, o calor faz com que mais gás seja liberado, expandindo ainda mais a massa. Quando ela fica pronta, os buracos das bolhas continuam lá e por isso o bolo fica fofinho.