Seleção feminina de vôlei recebendo a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012 - Ezra Shaw/Getty Images
Jogos Olímpicos

Por que as mulheres não podiam participar dos Jogos Olímpicos da Antiguidade?

Em Paris 2024, os Jogos Olímpicos devem contar com números igualitários de homens e mulheres — mas nem sempre isso aconteceu na competição

Daniela Bazi Publicado em 24/07/2024, às 12h19

Na próxima sexta-feira, 26, será dado o início oficial da 33ª edição dos Jogos Olímpicos Modernos, conhecidos mundialmente apenas como Jogos Olímpicos. Neste ano, a competição será sediada em Paris, capital da França, que recebe a disputa pela terceira vez na história, e se estenderá até o dia 11 de agosto, quando está marcado para acontecer a cerimônia de encerramento.

O formato dos Jogos que conhecemos hoje começou em 1896, em Atenas, na Grécia. No entanto, há muitos anos já aconteciam os Jogos Olímpicos da Antiguidade, que serviam como um festival atlético e religioso, sendo disputado na Grécia Antiga, por volta do século 8 a.C.

Naquela época, quase tudo era diferente. Para começar, o evento tinha duração de apenas quatro dias, além de ser dividido em apenas duas áreas: hípicas e de ginástica. Outra grande diferença é que, naquele período, apenas os homens poderiam disputar.

Gravura dos Jogos Olímpicos da Antiguidade de 680 a.C. / Crédito: adoc-photos/Corbis via Getty Images

 

De acordo com a professora de História da Maple Bear, Nara Targino, em entrevista ao site Aventuras na História, as mulheres eram proibidas de participar, pois não eram consideradas cidadãs e, consequentemente, não possuíam direitos.

"Dessa forma, as mulheres não participavam dos Jogos devido aos critérios, visto que além das exigências para a participação dos Jogos, como a realização de treinamentos, era necessário que os participantes fossem homens livres e filhos de pais gregos", explica Nara.

No lugar das Olimpíadas, Targino conta que as mulheres acabavam participando dos Jogos Heranos, também conhecidos como Heraia, que serviam como uma homenagem para a deusa Hera.

“As mulheres espartanas recebiam maior incentivo para serem atletas, visto que na visão dos espartanos, as mulheres que praticavam exercícios, tinham um bom condicionamento físico e que eram saudáveis, portanto, trariam ao mundo crianças igualmente saudáveis", diz a professora.

A entrada oficial das mulheres nos Jogos Olímpicos, no entanto, ainda demoraria para acontecer, já que, com o início dos Jogos Modernos, elas ainda não estavam liberadas para competir. Nara explica que "O barão Pierre de Coubertin, idealizador das Olimpíadas modernas, acreditava que o papel das mulheres era voltado para a procriação, não havendo espaço para sua participação nos Jogos".

Margaret Ives Abbott nos Jogos Olímpicos de Paris em 1900 / Crédito: Domínio Público

 

Com isso, foi apenas na edição de 1900, também sediada em Paris, que ocorreu a primeira participação de mulheres nas Olimpíadas, contendo duas medalhistas: Margaret Ives Abbott no golfe e Charlotte Cooper no tênis.

 

História esportes Grécia antiga Olimpíadas Jogos Olímpicos Paris 2024 Jogos Olímpicos da Antiguidade

Leia também

Afinal, o que é o Chuseok?


Por que as pessoas acreditam que sexta-feira 13 é um dia de azar?


Desde 1500: Conheça todas as bandeiras que o Brasil já teve


Independência do Brasil: O que aconteceu depois da proclamação?


É verdade que Dom Pedro I teve dor de barriga enquanto declarava a Independência do Brasil?


Qual é o local exato da proclamação da Independência do Brasil? Pesquisa responde