Crucifixo em paisagem na Suíça - Steve Christo - Corbis/Getty Images
Sexta-Feira Santa

O que é a Sexta-Feira Santa?

Entenda por que nesta sexta-feira, 18, é celebrado o feriado nacional da Paixão de Cristo, data também conhecida como Sexta-Feira Santa

Redação Publicado em 18/04/2025, às 09h00

Nesta sexta-feira, 18, o Brasil celebra o feriado nacional da Paixão de Cristo, data também conhecida como Sexta-Feira Santa, que é celebrada anualmente na sexta-feira que antecede o domingo de Páscoa. Mas, você sabe o que significa esse dia? A RECREIO te explica!

O que é a Sexta-Feira Santa?

Sendo um dos principais momentos da fé católica, a Sexta-Feira Santa, ou Sexta-Feira da Paixão, relembra a crucificação e a morte de Jesus Cristo, fazendo parte da celebração da Semana Santa, período que revisita os últimos passos de Jesus na Terra.

As comemorações da Semana Santa têm início no domingo antes da Páscoa, conhecido como Domingo de Ramos, data que marca a entrada de Jesus em Jerusalém. Já durante a segunda, terça e quarta-feira, acontece a Piedade Popular, quando os fiéis se preparam para o Tríduo Pascal, realizando penitências e refletindo textos do evangelho sobre a crucificação.

Na quinta-feira, é celebrada a Última Ceia de Jesus, quando, segundo a Bíblia, o Senhor lavou os pés de seus discípulos como um ato de humildade e igualdade entre as pessoas, antes de ser traído por Judas Iscariotes e preso após a ceia. A sexta-feira, data da Paixão de Cristo, relembra o dia em que Cristo foi crucificado, torturado e morto na cruz para salvar a humanidade, conforme diz a Igreja Católica.

O sábado marca o fim do Tríduo Pascal, com a celebração da Solene Vigília Pascal nas igrejas. Por fim, o domingo de Páscoa marca o dia da ressurreição de Jesus Cristo.

Por que os católicos não comem carne na Sexta-Feira Santa?

Durante a Sexta-Feira Santa, uma das tradições dos católicos é que, neste dia, não se deve comer carne vermelha, como uma forma de penitência. Isso porque, conforme explicado pelo portal UOL, como a carne sempre foi vista como um alimento caro, com a abstinência, a pessoa estaria praticando um ato de caridade. Mais que isso, a igreja orienta que, com a abstinência, também sejam praticados outros atos de caridade, junto com orações e reflexões.

História religião Jesus Cristo feriado Igreja Católica Paixão de Cristo Sexta-Feria Santa catolicismo

Leia também

6 mitos contados sobre a História do Brasil


A influência dos povos indígenas na cultura brasileira


6 objetos históricos e valiosos que estão perdidos


O que foi o Muro de Berlim?


Quem foi Dom Pedro II?


Afinal, como surgiu o Dia Internacional da Mulher?