Quase 20 horas de espera pelo nascimento da filha fizeram com que um francês tivesse a genial ideia
Redação Publicado em 14/07/2020, às 18h30 - Atualizado às 19h06
A história da câmera fotográfica para celular começou no nascimento de um bebê, em 11 de junho de 1997. O francês Philippe Kahn, prestes a ser pai, estava com a esposa em um hospital norte-americano, tentando acalmá-la. Diante das tentativas sem sucesso do marido, a mulher pediu que ele fizesse outra coisa.
Horas de espera
No momento em que a esposa foi para a sala de parto, Philippe levou junto um laptop, um celular Motorola StarTAC, uma câmera digital e alguns cabos. Demorou 18 horas até o bebê nascer. Tempo suficiente para que o pai montasse uma engenhoca capaz de tirar uma foto, se conectar a um modem na casa dele e compartilhar a imagem com os contatos do celular.
Sorria, bebê!
Quando a filha de Philippe nasceu, logo foi fotografada pela novidade maluca que o pai havia montado. Essa foi a primeira imagem de um celular, apesar de ainda precisar da ajuda de uma câmera digital acoplada.
Novo mercado
Philippe enviou a foto para cerca de 2 mil amigos e familiares, que responderam com e-mails, perguntando como ele havia feito aquilo. O criador deu o nome de Instant-Picture-Mail (e-mail fotográfico instantâneo) para a invenção. Em seguida, fez uma parceria com a empresa japonesa J-phone, que lançou o primeiro aparelho com câmera no ano 2000: era o J-SH04, disponível só no Japão.
Bem-estar digital realista: estratégias para pais enfrentarem os desafios da tecnologia
Saiba como o chat GPT pode afetar a cognição humana
Do 'tijolão' ao smartphone: Conheça a evolução do celular
Linha do tempo: Descubra como funcionava a fotografia antes das selfies
Como a televisão funciona?
Crianças e jovens brasileiros são os que mais utilizam aparelhos eletrônicos no mundo