Astornautas entrando em uma das cápsulas da nave Mercury-Atlas 6 - Wikimedia Commons
Planetário

De Sputnik 1 a Apollo 11: As naves espaciais que marcaram a História

Elas foram responsáveis por algumas das mais importantes missões do homem no espaço. Descubra!

Letícia Yazbek Publicado em 26/02/2021, às 13h00 - Atualizado em 14/05/2022, às 10h00

Em 4 de outubro de 1957, a União Soviética colocou em órbita o Sputnik 1, primeiro foguete espacial — o objetivo era transmitir um sinal de rádio que pudesse ser escutado por aparelhos do mundo todo. Com 58 centímetros de diâmetro, o foguete pesava 83,6 quilos.

No mês seguinte, em 3 de novembro, a cadela Laika se tornou o primeiro ser vivo a ir ao espaço, a bordo do Sputnik 2 — bem maior do que o primeiro, com 508,3 quilos. O objetivo era entender a reação do bicho ao orbitar a Terra. Laika morreu depois de sete dias, por causa do calor.

Em 12 de abril de 1961, foi a vez do homem ir ao espaço. Yuri Gagarin fez a primeira missão tripulada, a bordo da nave soviética Vostok 1. Ele deu uma única volta em torno do nosso planeta, durante 108 minutos, a 3.274 quilômetros de altitude. A Volstok 1 tinha 5 metros de comprimento e 2,3 metros de diâmetro.

Os Estados Unidos lançaram a Mercury-Atlas 6 em 20 de fevereiro de 1962, com o astronauta John Glenn a bordo. Ela deu três voltas em torno da Terra, em 88,5 minutos, depois voltou à atmosfera e pousou usando um paraquedas.

Já em 16 de junho de 1963, Valentina Tereshkova, da União Soviética, marcou a história como a primeira mulher a viajar para o espaço — a bordo da Vostok 6! Ela ficou em órbita por 2 dias, 22 horas e 50 minutos, dando 48 voltas em torno da Terra!

O soviético Alexei Leonov, ao sair da Voskhod 2, flutuou pela primeira vez no espaço em 18 de março 1965. Ele passou 12 minutos no vácuo, ligado à nave por um cordão. A Voskhod 2 pesava 5.682 quilos e tinha capacidade para duas pessoas.

Em 21 de dezembro de 1968, a Apollo 8, da Nasa, se tornou a primeira missão tripulada a orbitar a Lua. Frank Borman, James Lovell e William Anders deram dez voltas no satélite natural, retornando à Terra seis dias depois.

Menos de 1 ano mais tarde — 20 de julho de 1969 —, a Apollo 11, missão tripulada da Nasa, aterrissou na Lua. O primeiro a pisar no satélite natural foi Neil Armstrong. Ao todo, o projeto Apollo fez seis viagens tripuladas à Lua.

Primeira estação espacial, a soviética Salyut 1 seguiu para o espaço em 19 de abril de 1971. Eram 15 metros de comprimento e 4 metros de diâmetro, com direito a instalações para abrigar pessoas durante longos períodos. Os três membros da tripulação ficaram a bordo da estação por 23 dias.

Em 12 de abril de 1981, o ônibus espacial norte-americano Columbia foi lançado. Essa foi a primeira nave reutilizável — foi construída para ir e voltar do espaço, realizando 100 voos no total. Depois, vieram os modelos Challenger, Discovery, Atlantis e Endeavour.

Em 20 de novembro de 1998, segue para a órbita terrestre o primeiro módulo da Estação Espacial Internacional — a ISS, que continua em atividade. A primeira expedição de astronautas chegou dois anos depois.

Estados Unidos Planetário espaço astronomia Planetas Lua astronautas Rússia União Soviética universo exploração corpos celestes Valentina Tereshkova foguet Yuri Gagarin Neil Armstrong naves

Leia também

Mistérios Lunares: Tudo o que você precisa saber sobre a lua


Você sabe qual é o planeta mais quente do Universo?


10 fatos curiosos sobre a Lua


Mitos e verdades sobre a Lua, o satélite natural da Terra


Conheça a história de Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir para o espaço


Caçador de planetas: Conheça o telescópio Kepler