Parede da Capela de Ossos, em Portugal - Wikimedia Commons
Países

Visita sinistra: Conheça a Capela de Ossos, em Portugal

Um dos monumentos mais conhecidos da cidade de Évora, ela é toda feita com ossos e crânios de pessoas

Shirley Paradizo Publicado em 05/05/2020, às 13h00 - Atualizado em 20/03/2022, às 10h00

Localizada na cidade de Évora, em Portugal, a igreja de São Francisco abriga em seu subsolo um dos monumentos mais estranhos do mundo: a Capela de Ossos. Ela foi construída entre os séculos 16 e 17 por inciativa de três monges que queriam revestir toda a capela com ossos humanos.

O número de ossos que decoram a capela foi estimado em 5 mil. Diz a lenda que eram de soldados que morreram em uma grande batalha ou que foram vítimas da peste. É também provável, que os ossos tenham sido recolhidos de outros cemitérios das igrejas próximas.

Na Idade Média, a Igreja Católica não permitia que os corpos das pessoas fossem cremados. Então, eles precisavam ser enterrados. Como não existiam cemitérios como hoje, as pessoas eram enterradas nos terrenos das igrejas e acabaram ficando superlotados! Para resolver o problema, passou-se a adotar na Europa a prática de usar os ossos dos mortos para construir igrejas e capelas.

 Interior da Capela dos Ossos / Crédito: Wikimedia Commons

 

A capela foi construída no dormitório de um dos monges que habitavam o local. Ela é composta por três ambientes e a luz entra apenas três pequenas frestas.

O local tem ossos por todos os cantos. Chão, paredes, teto e pilares foram todos revestidos com crânios e várias partes de ossos humanos, unidos com cimento. Até os ossos dos monges responsáveis pela decoração de seu interior estão por lá, só que ficam em um pequeno caixão branco.

Europa Mapa-Múndi países cidade igreja lugares Portugal esqueleto construção humanos subsolo monumento ossos Évora capela

Leia também

3 diferenças culturais entre o Brasil e a Coreia do Sul


Theatro Municipal de São Paulo: Cartão-postal da capital paulista


Região globalizada: conheça a região Sudeste do Brasil


Verão o ano todo: Conheça o lugar mais quente do mundo


Como o ano novo é comemorado em outros países?


5 povos que não comemoram o Ano Novo em 1º de janeiro