Imagem ilustrativa de um mapa da América do Sul - Pixabay
Países

Como surgiram os nomes dos países da América do Sul?

Conheça um pouco mais da história que originou os nomes dos vizinhos do nosso País

Redação Publicado em 26/12/2020, às 01h00 - Atualizado às 03h28

1. Argentina

A Argentina impressionou os descobridores com as riquezas do seu solo no século 16, principalmente a prata. E o metal, em latim, se diz argentum. Portugueses e espanhóis também usaram a região do Rio de la Plata (Rio da Prata) para transportar tesouros vindos do Peru.

2. Bolívia

O general Simon Bolívar (1783-1830) tornou-se um dos principais heróis sul-americanos ao liderar a luta pela independência de vários países da região, inclusive da própria Bolívia, batizada em homenagem a seu libertador.

3. Brasil

Foi o pau-brasil, madeira nobre e de grande importância comercial no século 16, que inspirou o batismo do nosso país. Brasil quer dizer algo como "em brasa", referência à forte coloração avermelhada do tronco, usado para fazer corante.

4. Chile

Antes mesmo da chegada dos colonizadores, o Chile já era chamado de "lugar onde acaba a terra" pelos índios Aimarás, que habitavam o norte do país. Na língua deles, a palavra para isso era chilli. O nome faz sentido: o país de extenso litoral fica espremido no canto do continente.

5. Colômbia

Colômbia significa algo como "Terra de Colombo", numa homenagem ao navegador italiano Cristóvão Colombo (1451-1506), que, como todo mundo sabe, descobriu o continente americano em 1492.

6. Equador

O Equador foi batizado com o mesmo nome da linha imaginária que atravessa seu território e corta o nosso planeta ao meio. A palavra surgiu do latim aequus, ou "igual", e se refere à divisão da Terra em duas partes iguais, os hemisférios Norte e Sul.

7. Guiana

Situada entre os rios Orinoco, Amazonas e Negro, além de ser banhada pelo Oceano Atlântico – a Guiana era conhecida pelos nativos como guyana, termo que, em seu idioma, significa "terra de muitas águas".

8. Paraguai

O Paraguai ganhou esse nome por causa dos índios payaguaes, que já estavam no território quando os espanhóis chegaram. O termo, que era também o nome de um rio nas margens do qual a tribo vivia, pode ser traduzido como "rabo de mar", "rio ornado" ou "rio que dá origem ao mar”.

9. Peru

A história da origem do nome Peru tem duas versões principais. A primeira jura que se trata de derivação do nome Birú, de um importante chefe inca (povo indígena que habitou a região no passado). Na segunda interpretação, a mesma palavra significa também "terra de riqueza e esperança”.

10. Suriname

Os índios surinen, habitantes originais da região do Suriname, foram homenageados no nome do país. Quando os primeiros exploradores ali chegaram, a tribo já havia praticamente desaparecido – e acabou sendo lembrada para sempre no nome do território.

11. Uruguai

O Uruguai acabou ganhando o mesmo nome que os índios tupis e guaranis deram ao grande rio que atravessa seu território. No idioma deles, a palavra significa "rio dos caracóis".

12. Venezuela

Ao visitar a região que hoje é a Venezuela, o explorador italiano Américo Vespúcio (1454-1512) encontrou indígenas que construíam suas casas em palafitas sobre as águas do lago Maracaibo, no noroeste do país. Isso o fez chamar o lugar de "Pequena Veneza": Venezuela.

América do Sul Brasil Mapa-Múndi países História Peru significado homenagem origem vizinhos Bolívia continente Nomes riquezas Venezuela Colômbia Argentina Uruguai Cristóvão Colombo Chile Paraguai Geografia Simon Bolívar Equ

Leia também

3 diferenças culturais entre o Brasil e a Coreia do Sul


Theatro Municipal de São Paulo: Cartão-postal da capital paulista


Região globalizada: conheça a região Sudeste do Brasil


Verão o ano todo: Conheça o lugar mais quente do mundo


Como o ano novo é comemorado em outros países?


5 povos que não comemoram o Ano Novo em 1º de janeiro