Caixas dos jogos 'War' e 'Imagem & Ação' - Reprodução/ Grow
Grow

Descubra quais são os 10 jogos de mais destaque da Grow

A marca celebrou cinquenta anos de existência esse ano e em comemoração, listamos os principais games da Grow; confira!

Redação Publicado em 26/10/2022, às 18h17

Em agosto deste ano, completou-se cinco décadas desde que a Grow, ainda sem fábrica, com um pequeno escritório no centro de São Paulo e um espaço improvisado em uma garagem, realizou a montagem da sua primeira edição do War, marcando o início da marca de jogos de tabuleiro e quebra-cabeças.

Procuramos sempre criar relações confiáveis com todos os nossos públicos. Relações que sejam honestas, respeitosas e de longo prazo. Com isso, pode-se dizer que esse seria o grande segredo da longevidade das marcas e de sempre estarmos lançando produtos com versões atualizadas e cada vez melhores. Nada disso seria possível sem a ajuda dos nossos consumidores”, diz João Nagano Jr., diretor de Marketing da Grow.

Assim, para celebrar os 50 anos da marca que tem como missão promover o crescimento, o convívio e a diversão de crianças, jovens e adultos, a Grow preparou uma lista com os 10 jogos mais importantes de seu portfólio. Confira!

1. War

Sendo um grande destaque no mercado de jogos, não só pela longevidade, construída nesses 50 anos de existência, mas também pelo sucesso das suas várias versões criadas ao longo do tempo, como o “War II”, o “War Vikings”, o “War Edição Especial” e, mais recentemente, o “War Game Of Thrones”. Essas versões são colecionadas por fãs e entusiastas de jogos, pois cada uma apresenta características únicas, seja pelo design, seja por suas regras especiais. No ano em que o War e a Grow comemoram 50 anos de existência, o WAR 50 anos, uma edição limitada, é a grande novidade, com design especial, componentes personalizados e uma embalagem com qualidade internacional.


2. Perfil

Um dos clássicos da Grow, ‘Perfil’, foi lançado em 1990. Neste jogo, vence quem usar menos dicas para adivinhar. Desde seu lançamento, uma nova edição é lançada de tempos em tempos, com conteúdo atualizado que traz novidades para seu sucesso. Também já tivemos versões para públicos específicos, como o “Perfil DVD”, o “Perfil Disney” e o “Perfil Esportes”. Atualmente, temos versões infantis, como o “Perfil Júnior'' e o “Perfil Júnior Atualidades”. Atualmente já existe o “Perfil 7”. Veja!


3. Imagem & Ação

Chegando as prateleiras em 1988, ‘Imagem & Ação’ é um dos jogos de maior sucesso da Grow. Jogado em equipes, o objetivo é passar uma palavra através de desenhos para a equipe adivinhar. Desde seu lançamento, o público conta constantemente com versões diferentes e atualizadas: "Imagem & Ação 1", "Imagem & Ação 2", "Imagem & Ação No Limite", "Imagem & Ação Júnior", "Imagem & Ação Júnior Gato Galáctico" e "Imagem & Ação Júnior Lousa Mágica".

Caixa do jogo 'Imagem & Ação 2'. Crédito: Reprodução/Grow

4. Scotland Yard

Criado em 1975 pelo escritor americano Jay Moriarty, o jogo original ‘221B Baker Street Board’ ganhou sua versão brasileira, a ‘Scotland Yard’, em 1983, trazendo um conceito inovador ao propor casos misteriosos cuja solução estava no próprio texto, com pistas que deveriam ser interpretadas. Para resolver os casos, o jogador precisa ter muita atenção aos detalhes e capacidade de raciocínio. Além da versão clássica, o “Scotland Yard”, existe o “Scotland Yard – Máquina do tempo”, que traz casos reais para serem resolvidos.


5. Linha Super Trunfo

Se tornando o primeiro card game colecionável lançado no Brasil, ‘Super Trunfo’ foi lançado em 1978. Neste jogo, cada jogador escolhe, na sua vez, uma das características da sua carta para ser comparada com a de outro adversário. Se a sua tiver um valor maior, ele fica com a carta do adversário. O primeiro a recolher todas as cartas do adversário ganha o jogo. No início, a linha era composta por carros, motos, barcos, aviões, tanques e veículos. Com o tempo, ela foi se expandindo. Hoje há temas como Cães de raça, Gatos, Tubarões, Predadores e Dinossauros e, ainda, Personagens, que também têm o seu espaço com modelos da Disney e da Warner.


6. Lince

Chegando ao mercado em 1978, o jogo 'Lince' se tornou, rapidamente, um dos itens mais vendidos da linha de jogos infantis da Grow. Neste jogo, quem achar mais rápido as figuras sorteadas no tabuleiro será o vencedor. Lince tem três versões em linha: “Lince”, “Lince Alfabeto” e “Super Lince”. Este último também pode ser jogado com um aplicativo gratuito, que oferece outras formas de jogar com os mesmos componentes. Basta visualizar as imagens no celular ou no tablet.


7. Master

'Master' foi lançado em 1985 e é o primeiro jogo de perguntas e respostas lançado no Brasil. Para mostrar seus conhecimentos, o jogador e seus oponentes terão mais de 2.000 perguntas para responder, divididas em categorias como Artes, Ciências e Tecnologia, Entretenimento, Esportes, Geografia e História. Esta marca clássica aparece em quatro versões: “Master Júnior”, “Master Júnior Atualidades”, “Master” e “Master Entretenimento”.


8. Alquimia

O kit de experiências lançado em 1987 pela Grow, possibilita os primeiros contatos da criança com o mundo científico. De forma simples e segura, ela sente o prazer de manipular alguns elementos químicos e experimentar suas possibilidades.


9. Can Can

Indicado para toda a família, ‘Can Can’ é um jogo de cartas lançado em 1982 pela Grow. Dinâmico e com regras fáceis, tem por objetivo levar o jogador a se livrar das cartas que estão em sua mão.

Caixa do jogo 'Can Can'. Crédito: Reprodução/Grow

10. Rummikub

Distribuído exclusivamente pela Grow, ‘Rummikub’ é o terceiro jogo mais vendido no Mundo. O jogo e a palavra Rummikub foram inventados por Efraim Hertzano, judeu romeno que imigrou para a Palestina em 1930. Ele fez à mão os primeiros conjuntos com sua família, no quintal de sua casa.

Trata-se de um jogo em que cada participante começa com 14 pedras e precisa se livrar de todas elas baixando sequências numéricas sobre a mesa. Ficar atento ao que está na mesa, além das jogadas dos adversários, será determinante para vencer o jogo. Rummikub é jogado em vários países, possuindo inclusive um campeonato mundial, realizado de 3 em 3 anos, que reúne os campeões dos países onde é vendido.

Entretenimento Games jogos Grow

Leia também

Astro Bot é eleito o jogo do ano no The Game Awards 2024


Lançamento de GTA 6 acontecerá mesmo em 2025? Take-Two responde


PlaySation: Confira os principais jogos da marca para aproveitar o Dia das Crianças


5 idols de k-pop que também são gamers


'Star Wars Outlaws': Uma aventura única em uma galáxia fora da lei


Astro Bot: Lançamento de game terá evento exclusivo em São Paulo