Conheça quais são as pessoas que serviram de inspiração para Mauricio de Sousa para a criação da Turma da Mônica
Sofia Luppi Publicado em 03/02/2024, às 10h00
O universo das histórias de Turma da Mônica conta com diversos personagens e sempre terá um novo para encantar as tramas feitas por Maurício de Sousa. Mas alguns personagens possuem uma inspiração em pessoas e dramas reais. Por isso, a Recreio trouxe algumas dessas inspirações para você conhecer.
Quase todo mundo sabe que a Mônica dos quadrinhos teve como inspiração a filha do ilustrador, Mônica Sousa. A personagem não só herdou o mesmo nome como também algumas características de Mônica quando ela era criança, como não levar desaforo para casa e ter uma personalidade forte.
A inspiração de Maurício para criar o Cebolinha foi um amigo de infância de seu irmão, Márcio de Sousa. O menino dos planos infalíveis troca o “R” pelo “L” porque a pessoa em quem foi inspirado fazia o mesmo. Além disso, esse amigo de Márcio ganhou do pai dos irmãos, o apelido de Cebolinha, por conta de seu cabelo espetado que também foi parar nos quadrinhos.
Maurício se inspirou em outro amigo de Márcio para criar o Cascão, porém, essa amizade não durou tanto quanto ao menino que serviu de inspiração para Cebolinha. O garoto não gostava de tomar banho e não era muito higiênico, assim como o personagem.
Magali Spada, uma das filhas de Maurício, foi a inspiração para a criação da Magali dos quadrinhos. Além das características físicas, o cartunista se baseou na personalidade da filha e ele garantiu em uma crônica que ela realmente comia uma melancia inteira quando criança.
Tanto nos quadrinhos como na vida real, a Marina é filha do Mauricio. A Marina das tirinhas é lembrada pelo seu talento com a pintura, o mesmo talento da Marina Takeda, que serviu de inspiração para o pai.
Já imaginou torcer contra o Brasil na Copa do Mundo? Era isso que Maurício Takeda fazia, um dos filhos do criador da turminha, e que deu a ideia para que seu pai criasse o Do Contra. O nome não é por acaso: assim como o personagem, o filho gostava de ser diferente em tudo.
Mauro de Sousa sempre se interessou por coisas relacionadas a meteorologia e adorava ver a previsão do tempo. Isso foi um prato cheio para que seu pai, Mauricio de Sousa, criasse um personagem com esses trejeitos, o Nimbus. Outra característica do personagem é sua habilidade com truques de mágica.
Maurício tem ao todo 10 filhos, e sua primogênita é a Mariângela, que ganhou uma personagem em sua homenagem quando era um bebê, por isso, a irmã mais nova do Cebolinha, a Maria Cebolinha é bem novinha na série original de quadrinhos.
O Chico Bento teve como inspiração um tio-avô do ilustrador. Nos quadrinhos, ele é neto da Vó Dita, que foi inspirada na irmã desse parente que deu vida ao Chico. O caipira sempre é reconhecido por conta de seu chapéu de palha e a teimosia
Até os animais do universo de Turma da Mônica possuem suas versões no mundo real. O Bidu foi um dos primeiros personagens criados por Maurício que se baseou no cão de estimação que teve durante a infância, o Cuíca.
“Turma da Mônica - A Série” está disponível no Globoplay e mostra a turminha envolvida em um mistério para descobrir que sabotou a festa da Carminha Frufru (Luiza Gattai); confira o trailer!
Afinal, 'O Estranho Mundo de Jack' é um filme de Natal ou Halloween?
Superman: Tudo o que você precisa saber sobre David Corenswet
10 idols de k-pop que fazem aniversário perto do Natal
'Mufasa: O Rei Leão' se passa quanto tempo antes do primeiro filme?
'Mufasa: O Rei Leão' ganha trilha sonora: quais são as músicas do filme?
Segunda temporada de 'Percy Jackson e os Olimpianos' ganha personagens inéditos