Descubra quem é a mineirinha que teve seu nome mencionado na live do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA)
Redação Publicado em 16/10/2022, às 14h00
“As crianças são o futuro do planeta”, a frase que já se tornou um ditado popular pode se encaixar perfeitamente na definição dos pequenos que desde os seus primeiros anos fazem diferença com suas ações e colaboram para a construção de um mundo mais consciente.
Pertencente a esse seleto grupo de jovens encontra-se Júlia Bonitese, uma garota brasileira que devido as suas atitudes em prol da natureza, foi mencionada com uma das ativistas ambientais mais novas do país em uma live do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em junho de 2021, quando ela ainda tinha apenas oito anos de idade.
Habitante de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, Júlia Bonitese é filha da professora Karina Bonitese. A jovem, que hoje tem dez anos de idade, sempre gostou de manter contato com as belezas naturais e com os animais. No entanto, foi em 2021, durante a pandemia de Covid-19, que a sua relação com o meio ambiente se tornou mais próxima.
Apesar de viver em isolamento, a mineirinha passava os dias em um sítio onde pôde ter contato com a grama, as árvores e os bichinhos, além de continuar aprendendo através das aulas remotas e da leitura de autores como Greta Thunberg, uma ativista sueca que começou a lutar por causas ambientais quando criança, sendo hoje, um grande símbolo do movimento.
Com essas referências, não demorou muito para que a primeira ideia para contribuir positivamente para o benefício do planeta surgisse:
Eu estava almoçando com a minha mãe, aí eu lembrei das aulas de ciências que eu tive, dos livros que eu li, e aí eu falei pra minha mãe que eu queria fazer alguma coisa para ajudar o planeta”, lembra Júlia em entrevista ao ECOA.
Após a conversa e com o apoio de sua mãe, Júlia criou então o Pequenos Protetores do Planeta, projeto desenvolvido em 2021 através de um perfil no Instagram onde a pequena — que na época tinha apenas oito anos —, compartilhava textos, fotos e vídeos com intuito de propagar ações sustentáveis e inspirar outras crianças a terem o mesmo desejo de proteger a natureza.
A ideia logo se expandiu e ganhou novas missões, visto que Júlia criou o 'Papo Natural', que inicialmente surgiu como uma live onde as crianças podiam se reunir para falar sobre o meio ambiente, mas que em 2022 se tornou um programa, aonde a garota conduz entrevistas ao lado de outros pequenos defensores do meio ambiente.
Ainda assim, os grandes feitos de Júlia não acabam por aí, visto que ela participa de oficinas em escolas da capital mineira para crianças de todas as idades levando mais uma de suas grandes ideias: o Semear, que de acordo com o BHAZ, é um projeto de reflorestamento das áreas urbanas que ganha forma através de uma bombinha de semente feita com papel reciclado repletas de variadas sementes que deverão ser germinadas.
Por meio de suas grandiosas ações, a mineirinha conquistou o apoio da agora deputada federal eleita por Minas Gerais Duda Salabert (PDT), para realizar atividades de plantio. Além disso, ela conseguiu também uma parceria com um projeto da Secretaria de Educação de Limeira, em São Paulo, assim como também possui a cooperação da Prefeitura e da Secretaria do Meio Ambiente para colocar em prática suas futuras ideias.
Afinal, 'O Estranho Mundo de Jack' é um filme de Natal ou Halloween?
Superman: Tudo o que você precisa saber sobre David Corenswet
10 idols de k-pop que fazem aniversário perto do Natal
'Mufasa: O Rei Leão' se passa quanto tempo antes do primeiro filme?
'Mufasa: O Rei Leão' ganha trilha sonora: quais são as músicas do filme?
Segunda temporada de 'Percy Jackson e os Olimpianos' ganha personagens inéditos