Jungkook, do BTS, para o álbum 'GOLDEN' - Divulgação/BigHit Music
Jungkook

O photocard de Jungkook, do BTS, que chegou a custar 35 mil reais

Descubra qual foi o photocard de Jungkook, do BTS, que chegou a custar impressionantes 35 mil reais em uma plataforma de vendas virtual

Redação Publicado em 25/07/2024, às 18h29

Os photocards, pequenas cartas com fotos dos artistas, são uma das maiores febres do k-pop nos dias atuais. Esses populares itens colecionáveis podem ser encontrados nos mais variados locais, como acompanhando lightsticks, dentro dos álbuns — o mais comum —, em lançamentos especiais, ou até mesmo sendo distribuídos em eventos oficiais.

Contudo, se engana quem pensa que os photocards existem desde o surgimento do k-pop. Na verdade, eles foram criados apenas durante a segunda geração, no ano de 2010, graças ao Girls’ Generation, memorável girlgroup da SM Entertainment.

Naquele ano, o grupo estava preparando o lançamento de seu segundo full-álbum, “Oh!”, quando surgiu a ideia de incluir no disco cartões individuais com fotos de cada uma das nove integrantes, acompanhados de autógrafos e algumas mensagens, com o intuito de chamar mais a atenção do público para a comercialização das mídias físicas. A ideia não poderia ter dado mais certo, e hoje esses photocards podem ser considerados raridades.

Did you know? The first album with a photocard in the K-pop history was SNSD’s ‘Oh!’ (2010).@GirlsGeneration pic.twitter.com/tfmG3SeKVo

— SNSD Charts (@SNSDChartsbr) June 1, 2022

 

Com o enorme sucesso dos primeiros photocards do Girls’ Generation, outros grupos e solistas também passaram a adotar a prática de incluir os itens em seus lançamentos, tornando-se um item obrigatório no k-pop atualmente, e de alta procura pelos fãs.

Isso porque as pessoas passaram a colecionar os itens, fazendo com que, para completar sua coleção, os admiradores troquem ou comprem as cartas de outros fãs, seja presencialmente ou pela internet. Porém, se você pensa que os valores são baixos, está muito enganado.

Photocards valiosos

Por existir uma grande diversidade, os valores de cada photocard também podem variar. Além disso, certas versões possuem um número diferente de produção, tornando-se itens raros e, consequentemente, mais caros.

Jungkook, integrante mais novo do BTS, por exemplo, é um dos idols que possui os photocards comercializados pelos valores mais altos registrados pelos fãs. Um deles foi o photocard distribuído no fan event “Butterful Night Lucky Draw”, que é considerado um dos mais caros já vendidos, por ter sido arrematado em um leilão por US$ 3.213,00 (cerca de 18 mil reais na cotação atual), após 120 lances.

 

No entanto, em 2023, um outro photocard de Jungkook surgiu para quebrar esse recorde. O item, que se trata de uma selfie do idol de cabelo azul, que era enviado como brinde em pedidos da plataforma FLO, chegou a ser comercializado em setembro do mesmo ano no Poca Market, um aplicativo de vendas da Coreia do Sul, por impressionantes $ 6.370 dólares, equivalente a exatos R$ 35.924,25 conforme a cotação atual, conforme repercutido pelo portal Koreaboo.

 

Vale destacar que, neste aplicativo, os preços de cada item são refletidos de acordo com a compra e a demanda do mercado, podendo variar a cada mês. Por esse motivo, em outubro, o valor para o mesmo photocard caiu para US$ 1.240, antes de subir novamente para US$ 3.880, e se estabelecer em cerca de US$ 1.160 em novembro de 2023.

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