NewJeans para o Season's Greetings 2025 - Divulgação/ADOR
NewJeans

NewJeans: Após petição, KBS toma ação sobre matéria polêmica

Após a publicação polêmica referente ao caso judicial entre as integrantes do NewJeans (NJZ) e a ADOR, a KBS se pronunciou sobre o assunto

Maria Eduarda Casado Publicado em 02/05/2025, às 16h21

A emissora sul-coreana KBS, divulgou nesta sexta-feira, 02, um pedido oficial de desculpas ao grupo NewJeans, hoje atendendo pelo nome de NJZ, após críticas envolvendo uma miniatura considerada inadequada em um vídeo publicado no canal oficial da rede. O conteúdo abordava a atual disputa contratual entre o quinteto e a agência HYBE.

No mês de abril, uma petição publicada no site da emissora, intitulada “Exigimos o fim das reportagens maliciosas e um pedido oficial de desculpas”, reuniu críticas de fãs e apoiadores do grupo. O documento acusava a KBS de induzir a opinião pública com “frases provocativas”, além de “citar opiniões pessoais de YouTubers” e omitir contextos importantes de entrevistas internacionais referentes a rescisão de contrato do grupo com a ADOR, conforme repercutido pelo portal Koreaboo.

O vídeo original trazia a manchete “Agitando NJZ, Haerin’s Escape? A fuga é baseada em inteligência versus um boato infundado, um relacionamento próximo”. A escolha das palavras gerou reação negativa entre os bunnies (fandom do grupo), que também acusaram a emissora de explorar a imagem de membros menores de idade, Hyein Haerin, com fins sensacionalistas aos exporem os rumores de uma discordância entre os familiares da integrante quanto a quebra de contrato. Posterior a repercussão negativa, o vídeo foi retirado do ar.

Em resposta, a KBS reconheceu o erro cometido, justificando que a intenção era mostrar os dois lados, mas apresentou um conteúdo inadequado, assim tornando o vídeo privado, não permitindo que continuasse sendo espalhado nas redes sociais.

“O conteúdo em questão abordava a disputa contratual entre a HYBE e o NJZ, e buscamos apresentar ambos os lados sem viés. No entanto, reconhecemos que o texto da miniatura foi inadequado e, por isso, o vídeo foi tornado privado.”

A emissora completou o comunicado com um pedido de desculpas aos espectadores que se sentiram desconfortáveis, e afirmou que tomará mais cuidado com conteúdos futuros.

Caso NJZ x HYBE

A disputa começou após a saída da então CEO da ADOR, Min Hee-jin, acusada pela HYBE de tentativa de golpe interno. A diretora criativa negou as acusações e afirmou que a empresa favorecia outros grupos, como o ILLIT, prejudicando o NewJeans.

Após o rompimento com a executiva, as cinco integrantes do grupo anunciaram a rescisão de seus contratos com a ADOR, os acusando de falta de suporte e maus tratos por parte de agentes da empresa. A gravadora, no entanto, contestou a decisão, alegando que os contratos permanecem válidos, o que ainda é avaliado pelo tribunal da Coreia do Sul.

Entretanto, desde então, o grupo passou a usar o nome NJZ, mas uma decisão jurídica as proibiu de usar a nova marca sem aprovação oficial da ADOR, assim Minji, Hanni, Daniele, Haerin e Hyein permanecem em hiato enquanto aguarda os julgamentos legais.

k-pop NewJeans KBS NJZ

Leia também

Tudo o que já sabemos sobre o live-action de "Como Treinar o Seu Dragão"


Das HQs para o MCU: quem são os Thunderbolts?


5 doramas sobre famílias ricas que você precisa conhecer


Qual o significado dos nomes reais dos membros do BTS?


5 locais de Busan que todo fã de dorama conhece


Harry Potter: diretor da HBO diz que opiniões de J.K Rowling não interferem na série