Conheça a história por trás da fancam que marcou a carreira do EXID
Redação Publicado em 19/05/2024, às 13h00
O EXID completou em fevereiro, 12 anos de debut. Em 2022, o girl group realizou o seu tão aguardado comeback em comemoração aos seus 10 anos de debut com o single álbum “X”, que chegou acompanhado de um clipe incrível para a faixa “Fire”, onde as integrantes assumem o papel de presidiárias. Confira!
Ao longo de mais de uma década de carreira, o EXID acumulou alguns grandes sucessos, como “I Love You”, “DDD”, “Me & You” e “Up & Down”, música que foi responsável por salvar o girlgroup de um quase disband, e levá-las de volta para os olhos do público graças a uma fancam.
Para entender essa história, precisamos voltar para o ano de 2014, quando a faixa foi lançada. Na época, Solji, LE, Hani, Hyelin, e Jeonghwa estavam há dois anos sem realizar um comeback como grupo completo, quando finalmente fizeram o seu aguardado retorno com “Up & Down”.
Apesar de conter letra e coreografia contagiantes, a música não obteve os resultados esperados durante seu lançamento, e muitas pessoas acreditavam no disband do grupo. No entanto, algo completamente inesperado conseguiu levar o EXID de volta para o reconhecimento, as salvando da separação: uma fancam de Hani.
Durante uma apresentação do girlgroup meses depois do lançamento de “Up & Down”, um fã resolveu gravar uma fancam de Hani durante a performance da música e divulgá-la nas redes sociais — e esse simples ato foi o responsável por mudar a carreira do grupo por completo. O vídeo começou a receber milhares de visualizações, atraindo atenção para o EXID e fazendo com que a música subisse nos charts musicais, tornando-se um novo hit.
Com isso, as integrantes foram convidadas a retornar aos programas musicais coreanos com o intuito de retomar as ações promocionais de “Up & Down”, mesmo que a música tivesse sido lançada meses antes — e o resultado não poderia ser melhor. Graças à sua volta, o grupo conquistou a sua primeira vitória nos music shows em janeiro de 2015, ajudando ainda mais na visibilidade da formação.
Em 2020, durante o programa “Running Girls”, onde Hani participou ao lado das solistas Chungha e Sunmi, e da integrante do LOONA, Chuu, a idol comentou sobre a sua fancam viral, onde reconheceu que o vídeo foi o responsável por mudar sua carreira.
“Foi quando eu realmente pensei que tinha acabado. Se isso não explodisse, eu não estaria aqui agora", desabafou Hani.
Suas colegas de programa a confortaram enquanto assistiam ao icônico vídeo, onde a idol completou sua fala afirmando: “Achei que uma tábua de salvação tinha caído. Estou feliz por poder dizer que existem pessoas como eu e que isso pode acontecer".
10 idols de k-pop que fazem aniversário perto do Natal
'Mufasa: O Rei Leão' se passa quanto tempo antes do primeiro filme?
'Mufasa: O Rei Leão' ganha trilha sonora: quais são as músicas do filme?
Segunda temporada de 'Percy Jackson e os Olimpianos' ganha personagens inéditos
Como será a relação de Lois e Clark em Superman? Atriz explica
Bambi ganhará filme com animais reais; veja!