Descubra por qual motivo Bobby, do iKON, escolheu RM, do BTS, para uma diss track lançada há dez anos!
Izabela Queiroz Publicado em 16/04/2024, às 14h34
Sabia que Bobby, do iKON, já participou de uma diss track para RM, do BTS? Basicamente, "diss track" é uma música de desrespeito, em tradução literal, e o termo ficou famoso com o rap dos anos 1990, quando rappers rivais das divisões West e East Coast (costa Oeste e Leste, respectivamente) passaram a se provocar através da música.
A popularidade se estende até hoje, e foi assim que na faixa intitulada “Come Here”, lançada em 2014 como uma colaboração entre Bobby, Dok2 e Masta Wu, os idols trouxeram algumas farpas ao líder do BTS ao mencionar os reais significados do stage name do idol e do nome do grupo.
Isso porque, na época, RM adotava Rap Monster (monstro do rap) como nome artístico, e BTS, na verdade, é a sigla para Bulletproof Boy Scouts, em português, algo como "escoteiros à prova de bala", palavras citadas na faixa “Come Here”. Veja!
Eles me chamam de monstro
Não é um nome que eu criei
Você prefere um espelho de corpo inteiro a um calabouço no porão, não é?
Se habilidade é aparência, então eu sou Won Bin em frente a um vidro à prova de balas"
Quando foi divulgada, a faixa ganhou enorme notoriedade, pois alguns entenderam como um ataque real e gratuito ao idol, ainda que RM tenha revelado em uma entrevista que não tem ressentimentos contra Bobby, mencionando que a música o atingiu com um “golpe leve”, além de expor que não viu maldade na letra, a considerando “divertida”, conforme repercutido pelo portal AllKpop.
Recentemente, foi a vez de Bobby comentar sobre a faixa e explicar o porquê escolheu RM para a diss de dez anos atrás. Isso aconteceu em um bate-papo para o talk show 'Money Chord' do canal do YouTube Moneygraphy, onde o idol foi abordado por um dos apresentadores sobre a faixa.
"Você fez um diss para RM e RM sabia suas intenções, então ele respondeu, e foi interessante. E eu acho que os fãs de K-pop não entenderam o que era. (Eles pensaram) por que eles estão se atacando? Eles consideraram isso como um ataque pessoal real. Mas é apenas um jogo (batalha) na cultura hip-hop. Acho que foi interessante", começou afirmando o apresentador.
Completando o pensamento do anfitrião do programa, Bobby falou que, na época, quis fazer a diss após ver o artista Kendrick fazer algo semelhante em uma faixa de Big Sean, assim como revelou que o líder do BTS não foi o único alvo.
O idol explicou que o EXO surgiu como uma das possibilidades para o diss, mas ele não os escolheu devido ao medo do fandom do grupo, que era maior que o do BTS na época, dando a entender que as possíveis represálias dos EXOLs poderiam ser duras demais para que ele pudesse lidar, tendo assim, RM como a melhor opção.
Isto é o que eu penso. Houve essa conversa 'Por que você não atacou EXO? ’ Eles disseram-me isso. EXO tinha muitos fãs. Minha resposta honesta? Se eu me metesse com EXO, eu estaria morto. ”
Ao ouvirem a resposta de Bobby, os anfitriões acrescentaram que a escolha fez sentido já que RM poderia respondê-lo no mesmo nível: "Em certo sentido, é um respeito. Você atacou porque queria uma boa luta. É uma luta interessante".
Veja abaixo o episódio na íntegra:
Superman: Tudo o que você precisa saber sobre David Corenswet
10 idols de k-pop que fazem aniversário perto do Natal
'Mufasa: O Rei Leão' se passa quanto tempo antes do primeiro filme?
'Mufasa: O Rei Leão' ganha trilha sonora: quais são as músicas do filme?
Segunda temporada de 'Percy Jackson e os Olimpianos' ganha personagens inéditos
Como será a relação de Lois e Clark em Superman? Atriz explica