Apesar de serem extremamente parecidos com os Na'vi, essa característica permite diferenciar os Avatares de longe; descubra o motivo!
Izabela Queiroz Publicado em 09/01/2023, às 16h39 - Atualizado em 13/01/2023, às 11h49
Com a chegada de ‘Avatar: O Caminho da Água’, as maiores diferenças entre os Na’vi e os Avatares ganharam ainda mais ênfase. Isso porque, treze anos depois dos eventos do primeiro filme, Jake Sully (Sam Worthington) e Neytiri (Zoë Saldaña) acabam se vendo obrigados a se exilar em uma outra tribo de Pandora, apresentando ao público o clã Metkayina.
Na trama, o fato de Jake ter 5 dedos deixa claro que ele não é um Na’vi, mas sim, um Avatar, e dada a destruição que os humanos da corporação Resources Development Administration, a R.D.A, causaram há mais de uma década atrás no planeta alienígena, essa característica faz com que a nova tribo fique relutante em confiar na família do protagonista. — Mas, porque os avatares têm 5 dedos enquanto os Na'vi têm apenas 4?
Para explicar essa questão, é necessário voltar aos acontecimentos de ‘Avatar’ (2009), o primeiro filme da franquia de James Cameron.
O enredo que é situado no ano de 2154, mostra que a humanidade conquistou grandes avanços tecnológicos, principalmente nos campos da engenharia genética e psiônicos. Um dos feitos que esse progresso permitiu foi a criação dos Avatares, ou seja, corpos híbridos humano-Na'Vi geneticamente modificados que podem ser controlados por humanos que compartilhem material genético compatível.
Para criar um avatar, o longa explica que é um processo longo e extremamente caro em que o DNA humano geneticamente modificado é misturado com o material genético Na'vi e desenvolvido em um corpo adulto totalmente formado que contém as mesmas características físicas principais dos habitantes de pandora: 3 metros de altura, caudas compridas, tom de pele azul e ossos reforçados com fibra de carbono.
Ainda que sejam parecidos com os Na’vi, a mistura de DNA faz com que os Avatares herdem algumas das características dos terráqueos, visto que, conforme já explicado por James Cameron, a estrutura responsável pela transmissão de todas as características genéticas humana é a parte que mais se destaca, assim, é comum que os aspectos físicos deles sejam mais parecidos com os dos nativos da terra.
Com isso, é possível notar que Jake Sully não só tem mais dedos que os Avatares, como seus olhos são menores e suas sobrancelhas são ligeiramente diferentes dos nativos de Pandora.
Além de Jake, dois de seus filhos com Neytiri possuem 5 dedos, o que levantou dúvidas entre o público, já que as crianças são nativas de Pandora. De acordo com o Screenrant, existe uma teoria que pode tentar explicar o motivo pelo qual isso acontece.
O site defende que o DNA Na'vi pode ser mais dominante em determinados casos, fazendo com que a estrutura responsável pela transmissão de todas as características genéticas humanas nos Avatares se tornem genes recessivos. Isso porque, Neteyam e Tuk possuem quatro dedos, enquanto o filho do meio, Lo'ak, tem cinco dedos, herdando as características do pai Avatar.
Além de Lo’ak, a filha adotiva do casal que tem como mãe biológica a Dra. Grace Augustine, Kiri, também possui 5 dedos. No entanto, a situação de Kiri é mais complicada de ser esclarecida, visto que não é revelado ao público quem é o pai biológico da jovem.
Afinal, 'O Estranho Mundo de Jack' é um filme de Natal ou Halloween?
Superman: Tudo o que você precisa saber sobre David Corenswet
10 idols de k-pop que fazem aniversário perto do Natal
'Mufasa: O Rei Leão' se passa quanto tempo antes do primeiro filme?
'Mufasa: O Rei Leão' ganha trilha sonora: quais são as músicas do filme?
Segunda temporada de 'Percy Jackson e os Olimpianos' ganha personagens inéditos