Cena da animação 'Pocahontas' (1995) - Reprodução/Disney
Pocahontas

Além de Pocahontas: 5 filmes da Disney que não são inspirados em contos de fada

Confira algumas animações da Disney que, assim como "Pocahontas", que está celebrando 29 anos de estreia, também não foram baseadas em contos de fada

Daniela Bazi Publicado em 23/06/2024, às 12h00

Há exatos 29 anos, a Walt Disney Studios lançava “Pocahontas”, sua 33ª animação. Seguindo um rumo diferente das outras princesas, a trama sobre a personagem nativo-americana não foi inspirada em um conto de fadas, mas sim na história real de Amonute, popularmente também conhecida como Motoaka, filha do líder da tribo Powhatan que nasceu por volta de 1595 na região que hoje corresponde a Jamestown, no estado americano da Virgínia.

Apesar da Disney ser internacionalmente conhecida por suas adaptações de contos de fada, o estúdio também conta com outras produções que, assim como “Pocahontas”, foram baseadas em mitos, histórias reais, ou até mesmo livros de diferentes gêneros.

Pensando nisso, a RECREIO separou uma lista incrível com cinco animações da Disney que não foram inspiradas em contos de fada e você precisa assistir. Confira!

1. O Corcunda de Notre Dame (1996)

Sendo um dos grandes clássicos renascentistas da Disney, “O Corcunda de Notre Dame”, lançado em 1996, foi inspirado no romance gótico francês de 1831 do autor Victor Hugo, que leva o mesmo nome. Diferente da animação, a história original é um pouco mais pesada, e precisou ser adaptada pelo estúdio para ser mais adequada para crianças.

Cena da animação 'O Corcunda de Notre-Dame' (1996) / Crédito: Reprodução/ Disney

 


2. Mulan (1998)

A história de Mulan, a princesa heroína da Disney, é uma adaptação de um antigo poema folclórico chinês intitulado “A Balada de Hua Mulan”, datado do século 6, que conta basicamente a mesma história do filme, porém, com detalhes diferentes, como a existência de irmãos e a ausência do dragão Mushu e de um par amoroso.

Cena da animação "Mulan" (1998) / Crédito: Reprodução/Disney

 

Por ser um texto extremamente velho, ele conta com diversas versões espalhadas pelo mundo. No entanto, sua cópia mais antiga que continua preservada pode ser encontrada na antologia de poemas e canções “Music Bureau Collection”, que foram compiladas por Guo Maoqian entre os séculos 11 e 12.


3. Hércules (1997)

Lançado em 1997, “Hércules” foi baseado no mito de Hércules da mitologia grega, apresentando algumas diferenças do mito original. Uma das mudanças mais notáveis que podemos perceber é que, no conto, Hera não é a mãe do protagonista, mas sim sua inimiga e a grande vilã da história — diferente da animação, onde o vilão é Hades, deus do submundo.

Cena da animação Hércules (1997) / Crédito: Reprodução/ Disney

 

Na versão grega, de fato, a deusa das mulheres e do casamento se relacionou com Zeus, o deus do Olimpo. Porém, o soberano a traiu novamente, e teve um filho com uma mortal: Hércules, fazendo com que ele seja um semideus.


4. A Espada Era a Lei (1963)

Em “A Espada Era a Lei”, conhecemos a história do jovem Arthur, um menino órfão que acaba se tornando aprendiz de um mago chamado Merlin, que o ajuda a participar de uma competição onde a pessoa que conseguisse tirar a espada mágica que está cravada em uma pedra, poderia se tornar o novo rei da Inglaterra.

Cena da animação 'A Espada Era a Lei' (1963) / Crédito: Reprodução/Disney

 

A trama foi baseada no romance homônimo de T.H White lançado em 1938 com o mesmo nome que, por sua vez, foi inspirado nos famosos contos do Rei Arthur de Camelot, lendário rei da Grã-Bretanha que teria governado durante a Alta Idade Média, entre os séculos 5 e 6, e que também teria se tornado rei dos bretões após retirar a espada de Excalibur de uma rocha. No entanto, nunca existiram fontes que comprovassem sua existência.


5. Robin Hood (1973)

Sendo a primeira animação da Disney a não possuir nenhum humano, e ser inteiramente composta apenas por animais, em “Robin Hood”, de 1973, conhecemos a história de uma raposa que, ao lado de seu fiel companheiro João Pequeno, roubam dos ricos para dar aos pobres.

Cena da animação 'Robin Hood' (1973) / Crédito: Reprodução/Disney

 

A animação foi baseada em um popular conto do folclore inglês de mesmo nome, que surgiu nas baladas do século 15, conforme aponta o Collider. Assim como no desenho, Robin também era um homem nobre fora da lei, que roubava dos ricos para dar aos pobres. Sua existência, no entanto, nunca foi comprovada, sendo alvo de debates até os dias atuais.

 

 

 

 

filmes animação Disney Contos de Fada

Leia também

Nicolas Cage aparece caracterizado como Homem-Aranha Noir no set da série


Data de estreia de 'Homem-Aranha 4' é confirmada pela Sony; descubra quando!


Moana 2: Disney revela canções para disputar o Oscar


Soyeon, do (G)I-DLE, pode deixar a Cube Entertainment, especula mídia coreana


Integrantes do BTS demonstram apoio a 'I'll Be There', novo single de Jin


Jin lança single de pré-lançamento 'I'll Be There'; assista ao MV!