Primeira imagem do live-action da Branca de Neve - Divulgação/ Disney
Branca de Neve

Afinal, por que o live-action de 'Branca de Neve' terá os sete anões em CGI?

Descubra o motivo pelo qual a Disney optou por retratar os sete anões por meio de imagens geradas por computador no live-action de 'Branca de Neve'

Redação Publicado em 19/08/2024, às 18h58

O primeiro teaser de 'Branca de Neve' revelou não só as primeiras cenas de Rachel Zegler (Jogos Vorazes – A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes) na pele da primeira princesa oficial da Disney e de Gal Gadot (Mulher-Maravilha) como a Rainha Má, como também sequências inéditas dos sete anões, Dunga, Zangado, Atchim, Soneca, Feliz, Mestre e Dengoso, que, ao contrário das protagonistas, não ganham vida por meio de atores reais.

Por que os personagens chegam as telas como CGI?

Se tornando parte da história por CGI, a Disney comunicou a decisão de trazer as icônicas figuras por meio de imagens geradas por computador após o anúncio oficial do filme, visto que esse trouxe críticas à adaptação da história, principalmente a retratação live-action dos sete anões, tratada de forma problemática devido à preocupação de que o filme pudesse reforçar o estereótipo sofrido pelas pessoas com nanismo.

A maior desaprovação veio de um ator conhecido em Hollywood: Peter Dinklage, que ficou famoso por interpretar o personagem Tyrion Lannister na série de televisão "Game of Thrones", visto que ele colocou a escalação de Zegler como um progresso, mas a trama dos anões como “retrógrada” durante uma participação no podcast de Marc Maron (via BBC), realizada em 24 de janeiro de 2022.

Literalmente sem ofender ninguém, mas fiquei um pouco surpreso quando eles ficaram muito orgulhosos de escalar uma atriz latina como Branca de Neve. Mas continuam contando a história de 'Branca de Neve e os Sete Anões'. Dê um passo para trás e veja o que você está fazendo aí. Não faz sentido para mim. Você é progressista de uma forma, mas continua fazendo aquela história retrógrada de sete anões vivendo na caverna, o que diabos você está fazendo, cara?”, disse Dinklage.

No mesmo bate-papo, Dinklage chegou a questionar a visibilidade que traz para a causa, visto que, por vezes, ele usou a relevância em frente aos holofotes para defender pessoas com nanismo e questionar Hollywood sobre a escalação de atores com nanismo como criaturas de fantasia, considerada uma prática ofensiva para ele.

Eu não fiz nada para promover a causa do meu palanque? Acho que não estou falando alto o suficiente. Não sei qual estúdio é, mas eles estavam muito orgulhosos disso. Todo amor e respeito à atriz e a todas as pessoas que achavam que estavam fazendo a coisa certa. Mas eu fico tipo, o que você está fazendo?”, completou o ator.

Como resultado, dias depois, ao The Wrap, a Disney emitiu um comunicado, dizendo que as mudanças necessárias para adaptar a história seriam feitas.

Para evitar reforçar os estereótipos do filme de animação original, estamos adotando uma abordagem diferente com esses sete personagens e consultando membros da comunidade de nanismo. Estamos ansiosos para compartilhar mais à medida que o filme entra em produção após um longo período de desenvolvimento”.

Na época, o estúdio afirmou ainda que os anões seriam substituídos por “criaturas mágicas”, e estavam sendo procurados atores para dar voz aos personagens, gerando comentários mistos.

Com isso, nas redes sociais, comentários ganharam força sobre como a utilização de CGI poderia ter tirado a oportunidade de sete atores com nanismo demonstrarem seu talento na atuação e ganharem visibilidade ao estarem no elenco de um dos longas-metragens de um dos maiores estúdios de entretenimento do mundo e, na mídia, atores e agentes afirmaram, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail (via Folha de S.Paulo), que aceitariam atuar no longa-metragem com alegria, e que Dinklage não é autoridade sobre o que a comunidade na totalidade considera ofensivo.

Vale lembrar que, ainda que a maioria dos atores escalados para viver as chamadas "criaturas mágicas" não tenham sido revelados, em julho de 2022, Martin Klebba, que tem um tipo de nanismo chamado displasia acromícrica, e ficou famoso por interpretar o pirata Marty em Piratas do Caribe, revelou pessoalmente que estava por trás da perfomance de Zangado no filme.

Acabei de filmar Branca de Neve. Vai sair no final do ano que vem. E, claro, eu interpreto Zangado. Gal Gadot é nossa bruxa, e Rachel Zegler será nossa Branca de Neve. Vai ser um bom momento", declarou o ator enquanto segurava uma pelúcia de seu personagem”, disse Klebba por meio de um TikTok gravado na Fan Expo, em Denver.
Disney Branca de Neve live-action anões

Leia também

Qual o significado dos nomes reais dos membros do BTS?


Jin, do BTS, revela conselho que daria para si no passado


Nicolas Cage aparece caracterizado como Homem-Aranha Noir no set da série


Data de estreia de 'Homem-Aranha 4' é confirmada pela Sony; descubra quando!


Moana 2: Disney revela canções para disputar o Oscar


Soyeon, do (G)I-DLE, pode deixar a Cube Entertainment, especula mídia coreana