Após tribunal manter liminar das atividades do NewJeans (NJZ), ADOR anuncia ação contra difamação online e atividades ilegais às integrantes
Maria Eduarda Casado Publicado em 09/04/2025, às 15h10
Em meio a decisão provisória do Tribunal Distrital Central de Seul de manter a restrição de atividades independentes do NJZ (antigo NewJeans), ainda nesta quarta-feira, 9, a ADOR divulgou um comunicado afirmando que continuará redigindo medidas legais rigorosas contra qualquer violação dos direitos das integrantes do grupo.
De acordo com a empresa, o aumento das ações ocorre devido ao aumento do volume e da gravidade de "postagens maliciosas" direcionadas às artistas em plataformas online. A gravadora informou que designou uma equipe dedicada exclusivamente à coleta de evidências e ao acompanhamento de violações em fóruns e redes sociais como DC Inside, Ilgan Best, Nate Pann, FM Korea, Naver, TheQoo, YouTube, entre outros.
As infrações relatadas incluem difamação relacionada à nacionalidade e aparência das artistas, disseminação de informações falsas, invasão de privacidade, insultos maliciosos e uso de linguagem depreciativa. A agência informou que além de solicitar a remoção do conteúdo, também está adotando medidas legais, incluindo denúncias formais às autoridades.
A ADOR ressaltou ainda que "crimes relacionados a deepfakes" também estão sendo alvo de ações diretas, após um suspeito ser detido e encaminhado à promotoria por envolvimento na produção e disseminação de vídeos falsos com a imagem das integrantes do grupo. Segundo a empresa, não haverá acordos ou concessões durante o processo legal, e os responsáveis deverão enfrentar punições apropriadas conforme a lei.
A agência também encorajou fãs e o público a contribuírem com denúncias por meio do canal oficial de proteção aos direitos dos artistas da HYBE.
Confira comunicado completo!
Olá, aqui é ADOR.
Gostaríamos de informá-lo sobre as nossas ações legais para proteger os direitos e interesses da NewJeans.Desde a estreia do NewJeans, nossa agência tem monitorado continuamente e tomado medidas legais contra postagens online maliciosas direcionadas aos artistas. Recentemente, com o rápido aumento do volume e da gravidade das postagens maliciosas direcionadas aos artistas, nomeamos pessoal dedicado adicional e fortalecemos ainda mais nosso sistema de resposta.
Estamos coletando ativamente evidências de graves violações de direitos em várias plataformas online e canais de mídia social, incluindo DC Inside, Ilgan Best, Nate Pann, FM Korea, Naver, Blind, DogDrip, TheQoo, Ppomppu, X, YouTube e muito mais. Essas violações incluem difamação com base na nacionalidade ou aparência dos artistas, disseminação de informações falsas (notícias falsas), invasão de privacidade, insultos maliciosos e uso de termos depreciativos. Além de solicitar prontamente a remoção de tal conteúdo, também estamos buscando procedimentos legais.
Em particular, para postagens maliciosas que são repetitivas ou graves o suficiente para constituir comportamento criminoso, estamos tomando medidas fortes, incluindo a apresentação de queixas criminais. Já enviamos uma queixa à Delegacia de Polícia de Yongsan e planejamos continuar apresentando queixas adicionais conforme necessário.
Além disso, estamos respondendo estritamente aos crimes deepfake, que se tornaram uma questão social significativa. Estamos cooperando estreitamente com as autoridades investigativas em relação à produção e circulação de materiais de vídeo falsos direcionados aos artistas. De fato, um suspeito relacionado já foi detido e encaminhado à promotoria.
A ADOR não se envolve em acordos ou mostra clemência em nenhuma circunstância quando se trata de ações legais para a proteção dos direitos de nossos artistas. Estamos comprometidos em garantir que os perpetradores enfrentem a punição apropriada e estamos explorando e implementando ativamente medidas adicionais que podem ser tomadas no nível da empresa.
Seu interesse e relatórios são de grande ajuda em nossos esforços legais. Pedimos gentilmente suas denúncias ativas sobre quaisquer violações dos direitos dos artistas por meio do "Site de Denúncia de Proteção aos Direitos dos Artistas da HYBE" (http://protect.hybecorp.com).
Somos sempre gratos pelo amor e dedicação de nossos fãs, e a ADOR continuará trabalhando incansavelmente para proteger os direitos e interesses de nossos artistas.
Obrigado.
A disputa legal sobre a validação do contrato exclusivo do quinteto com a ADOR continua em andamento.
Yoona e Junho, de 'Sorriso Real', já namoraram na vida real?
Ouro, platina e diamante: as músicas do BTS que receberam certificações no Brasil
Os membros do BTS que têm irmãos mais velhos
'Quarteto Fantástico: Primeiro Passos' faz referência a HQ de Superman em novo trailer
Quando estreia segunda temporada de 'Demolidor: Renascido'?
Além de 'Vinte e Cinco, Vinte e Um': 5 doramas com Nam Joo Hyuk